O Brasileirão está de volta e o Verdão estreia neste domingo de olho em mais uma taça para seguir como o maior campeão do Brasil
O Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo (30), diante do Flamengo, às 16h, no Maracanã. Na temporada 2020, o Verdão priorizou outras competições (das quais foi campeão) e acabou abrindo mão do nacional, porém, 2021 promete ser diferente. O comandante alviverde (e a torcida também) espera que a diretoria faça algumas contratações pontuais para que o time seja ainda mais competitivo do que já é.
O elenco se reapresentou na Academia de Futebol na manhã desta sexta-feira (28), após golear o Universitario em jogo válido pela Libertadores. Os titulares da partida fizeram trabalhos regenerativos e atividades físicas mais leves, enquanto o restante do grupo foi a campo para treinar. Renan, que havia sofrido um trauma no joelho esquerdo participou das atividades normalmente e pode atuar no domingo. Mais uma cria da base, o jovem zagueiro vem ganhando cada vez mais espaço na equipa de Abel Ferreira.
No gramado, o técnico alviverde comandou atividades ensaiando fundamentos específicos, focando em trabalho posicional, transição e quebras de linha. O treino tático teve aprimoramento de saída de bola, com jogadas iniciadas no campo de defesa, passando por todos os setores até finalizar no ataque. A atividade também teve um treino coletivo em campo reduzido, que contou com a participação de alguns atletas do sub-20. Para encerrar, foram ensaiadas jogadas de bola parada e trabalhos específicos por posição.
A preparação foi encerrada na manhã deste sábado (29) e tudo indica que Abel levará a campo força máxima. Com todo o elenco, o comandante dividiu o grupo em duas equipes e dividiu o treino em três partes. No primeiro momento, os atletas treinaram jogadas ensaiadas de bola parada, movimentação e posicionamento, e na sequência, realizaram um treino técnico de 11 contra 11 em campo reduzido. No final, os jogadores aprimoraram cobranças de pênalti e finalizações a gol. Assim como na sexta, Renan participou integralmente das atividades.
Os desfalques do Verdão seguem sendo Breno Lopes, que está em processo de transição física, além de Kuscevic, Marcos Rocha e Gabriel Verón, que continuam tratando suas lesões e realizaram atividades na parte interna do centro de excelência e um treino mais leve com bola no gramado.
Abel poupou boa parte dos jogadores na última rodada da Libertadores, com isso, deve estrear no Brasileirão com a seguinte escalação: Weverton; Luan, Gustavo Gómez, Renan; Mayke (Gabriel Menino), Felipe Melo, Patrick de Paula, Raphael Veiga, Victor Luis (Viña); Rony e Luiz Adriano.
O Palmeiras vai até o Rio de Janeiro para tentar defender uma sequência de início de Campeonato Brasileiro sem derrota. Desde 2009 o Verdão não perde na primeira rodada do nacional, de lá até aqui foram 11 jogos, com 7 vitórias e 4 empates. Que continue assim, Avanti Palestra!
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
Data e hora: 30 de maio de 2021, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS)
Transmissão: TV Globo e Premiere
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.