Foto por Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Se alguém tinha em mente a partida pavorosa entre Fluminense e Corinthians disputada no Maracanã no primeiro turno de 2020, ainda sob o comando de Dyego Coelho, com vitória por 2×1 para os donos da casa, pôde, enfim, esquecer aquele episódio e dormir feliz da vida com a goleada por 5×0 vista nesta quarta-feira (13) na Neo Química Arena.
Entrando em campo pela primeira vez em 2021, a equipe de Vagner Mancini se mostrou absolutamente confiante e eficiente durante os 90 minutos em que esteve em campo diante do adversário carioca. Se o “Mancinismo” já era uma realidade nas boas atuações que vinham sendo realizadas antes da virada do ano, a goleada serviu para sacramentar a boa fase do treinador e da equipe.
OS 90 MINUTOS
Só deu Corinthians. Desde os primeiros minutos, o Timão impôs respeito e chegou ao gol do Fluminense. A insistência no ataque e o meio de campo dificultando a vida do adversário já davam indícios de que a vitória poderia vir sem tanta dificuldade.
O placar foi aberto aos 25, pouco tempo depois da primeira chance do Fluminense na partida. Mosquito bateu forte e, no rebote do goleiro, Jô marcou.
A maior chance dos cariocas na partida se deu aos 34, em uma chegada de Fred pela lateral. Cássio acompanhou, o adversário chutou sem goleiro, mas Cantillo salvou. O primeiro tempo foi bom e esperava-se um Corinthians mais recuado, tentando administrar o resultado. Ledo engano.
A segunda etapa foi ainda mais intensa por parte do alvinegro, que ampliou o marcador logo aos 10 da segunda etapa: Mosquito chegou pela direita e rolou para Cazares fazer os 2×0. Com a situação mais complicada, o Fluminense até tentou, mas a defesa corinthiana estava esperta e não deixou as investidas se concretizarem. O terceiro gol veio em lançamento de Cantillo para Fagner que, da entrada lateral da área mandou firme pro fundo do gol.
Com o placar já elástico, não parecia suficiente. Mateus Vital bateu bonito de fora da área e fez 4×0, deixando a situação dos tricolores ainda mais desesperadora.
O resultado deu segurança para Mancini começar as mudanças e substituir Cantillo, Mosquito e Vital por Camacho, Léo Natel e Gabriel Pereira.
Os visitantes até tentaram o gol de honra, mas Cássio estava atento e não deixou o placar sair do zero.
Foto por Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Aos 45, ainda deu tempo de Luan, que entrou no lugar de Jô, deixar sua marca no rebote de um rally dentro da área. Vitória sacramentada, goleada feita: 5×0.
A partida, sem dúvida, foi a melhor do Corinthians na temporada. A equipe jogou segura, teve bom domínio e muita tranquilidade para fazer o que deveria ser feito. Nem o mais otimista dos torcedores imaginava ver um futebol tão bem jogado e tão eficiente como o apresentado nesta quarta-feira.
O resultado é importante para trazer ainda mais confiança para Vagner Mancini que, desde que chegou, tem mostrado muita qualidade em seu trabalho.
O resultado deixa o Corinthians na 8a posição da tabela, vivíssimo na briga pela vaga na Libertadores.
O próximo desafio é, nada mais, nada menos, que um Dérbi. Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Allianz Parque, na próxima segunda-feira (18), às 19h30. Clássico não tem dono e vencer é mais do que importante.