TREINO É TREINO, JOGO É JOGO


Vai começar a série B mais acirrada dos últimos anos. Foto: Coritiba

Neste sábado (29), o Coritiba faz sua estreia em uma das competições mais disputadas da história: a série B do Campeonato Brasileiro. O Verdão recebe o Avaí, às 18h15, no estádio Couto Pereira.

Se o Campeonato Paranaense era considerado uma espécie de “treino” para a temporada, então chegou a hora de jogar para valer, já que na competição estadual o desempenho foi pífio. A eliminação precoce preocupou a torcida, que esperava – e ainda espera – uma temporada melhor após a nova diretoria e o novo comando técnico assumirem no início do ano. Esperamos que a equipe tenha aprendido com os erros e, se o estadual era considerado treino, agora é hora de jogar para valer.

O duelo marca também o retorno do Coxa à sua casa. Desde o dia 24 de abril (contra o Paraná Clube), a equipe alviverde não joga nos seus domínios, isso porque o gramado precisou passar por uma manutenção. Curiosamente, o duelo marcou também a última vitória da equipe – 5×0 contra o rival. Depois disso, foi só ladeira abaixo: 5 jogos sem vencer, sendo quatro derrotas e um empate.

A diretoria chegou a cogitar a hipótese de jogar em outro local, por conta do decreto na cidade de Curitiba, que arriscava proibir partidas de futebol nos finais de semana, porém, o decreto autorizou que os jogos fossem realizados, desde que cumprissem todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

PREPARAÇÃO

O Verdão teve exatas duas semanas de preparação para a sequência da temporada. Lembrando que, além do Brasileirão, o Coxa também tem a Copa do Brasil pela frente, onde enfrentará o Flamengo nos dias 10 e 16 de junho. Se o problema era a falta de tempo, isso foi resolvido com a precoce – e indigesta – eliminação no Paranaense.

Para este duelo, o Coritiba já terá um desfalque importante: o zagueiro Henrique, recém-chegado, testou positivo para a Covid e cumpre o isolamento. Com isso, apenas Luciano Castán tem seu lugar garantido na zaga. A outra vaga (ou outras, caso o técnico Gustavo Morínigo opte por um esquema com três zagueiros, o que acho difícil), fica entre Wellington Carvalho e Nathan Ribeiro.

EDIT: O atacante Igor Paixão também testou positivo para a Covid e desfalca o elenco na estreia. A notícia foi divulgada na noite desta sexta (28).

As esperanças na série B ficam por conta de alguns nomes, como Wilson, Rafinha, Willian Farias e Gamalho. O atacante chegou a ser um dos artilheiros da série B do ano passado, quando defendia o CRB. No Coxa, Léo Gamalho já marcou sete vezes desde a sua chegada.

Leo Gamalho é a esperança de gols do Coxa. Foto: Coritiba

Para a disputa da “bezona” mais acirrada dos últimos tempos, também chegaram reforços, e um deles é um velho conhecido da torcida: o goleiro Alex Muralha, que deixou o clube no início do ano para disputar o campeonato Paulista pelo Mirassol, retornou ao clube e deve disputar com Wilson a vaga de titular. Já o volante Gustavo Bochecha, que estava no Juventude, também é novidade no elenco. O clube ainda busca algumas peças de reposição, além de estar monitorando os atletas que estão disputando a Copa do Brasil Sub20 – o Verdão é um dos semifinalistas da competição.

Um provável time para esse duelo: Wilson, Igor, Castán, Wellington Carvalho (Nathan Ribeiro) e Romário; Willian Farias, Val e Matheus Sales; Rafinha, Waguininho e Léo Gamalho.

Esperamos que a equipe se dedique ponto a ponto, jogo a jogo. Que cada duelo seja considerado uma batalha crucial para que, no fim do ano, a guerra seja vencida e o Verdão volte à elite da competição nacional.

E porque não, não lutar pelo tri? Queremos dias de lutas, dias de glórias, e a saudade de levantar um troféu está grande por aqui!

A partida entre Coritiba x Avaí terá a transmissão do Sportv para todo o país, menos para o estado do Paraná, que acompanha pelo Premiere.

VAI PRA CIMA DELES, VERDÃO!

Por Viviane Mendes, coxa-doida de coração. 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se