A temporada 2024 foi o ano da consagração para o futebol feminino do Grêmio
O Departamento de Futebol Feminino do Grêmio trabalhou incansavelmente para dar suporte minimamente necessário para que as Gurias Gremistas tivessem como trabalhar, buscar resultados positivos e evolução dentro das quatro linhas, se destacando, conquistando títulos e hegemonia estadual. Lembrando que além da equipe profissional, as equipes sub-15 e sub-17 também conquistaram o Gauchão Feminino, todos os títulos disputados contra o rival Internacional.
As atletas viveram junto ao povo gaúcho a tragédia das enchentes, trabalharam incansavelmente ajudando os atingidos e abrigados na Ulbra, onde fica o centro de treinamento. Foram dias e meses de muito trabalho solidário, foi vividos por todas juntas, lembrando que muitas tiveram casas e familiares afetados também, mas buscaram forças e motivação para seguirem firmes no propósito dentro de campo.
No Campeonato Brasileiro Feminino A1, as Gurias Gremistas chegaram nas quartas de finais, com a sexta melhor campanha geral, na tabela de classificação ficaram em 6º lugar com 23 pontos, garantindo a vaga na Supercopa do Brasil Feminina 2025.
No Campeonato Gaúcho Feminino 2024, as Gurias conquistaram o título pela terceira vez, de forma invicta e com a melhor defesa da competição. A festa foi linda dentro da Arena do Grêmio, junto da torcida tricolor.
Para encerrar a temporada com chave de ouro, veio o primeiro título da Ladies Cup, a equipe fez uma excelente campanha durante a competição, sendo campeã deform ainvicta. Vale lembrar que o Grêmio é o único clube a conquistar dois títulos do campeonato com a equipe profissional e na sub-20, em 2023.
Nossas atletas honraram o nosso manto, respeitando a história do clube e sua torcida, que esteve sempre junto apoiando e acreditando no trabalho desenvolvido, sabemos o quanto lutaram para estarem onde estão, os sacrifícios que fizeram para defender as três cores, agradecemos a todas as atletas, comissão técnica e diretoria, que se dedicam incansavelmente para colocar o Grêmio no lugar merecido, conquistando títulos para o clube, dando alegrias e orgulho para sua torcida.
Mas como nem tudo são flores, chegou o momento mais temido da torcida gremista, a despedida da goleira Lorena, que defendeu as três cores por seis temporadas, onde jogou 63 partidas e conquistou dois títulos gaúchos, também foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris, sendo titular na Seleção Brasileira. Após entrar em acordo com o Grêmio, Lorena foi para a Liga Americana, desejamos muito sucesso para nossa eterna muralha!
Nossa vida é feita de ciclos que se iniciam e se encerram, temos atletas que se despediram da equipe Gremista, desejamos a todas muito sucesso e agradecemos por todo o empenho e esforço que fizeram pelo nosso Grêmio: a goleira Vivi Holzel, a zagueira Sassá, as atacantes Caty, Cássia e Ludmila, as laterais Natane, Nairelis e Sinara, as meias-campistas Manu Balbinot, Pri Back, Rafa Levis e Rita Bove.
Em contrapartida das saídas, o elenco das Gurias já tem confirmado as renovações de contrato das seguintes atletas: goleira Sol, a lateral Dani Barão, as atacantes Kelly Restrepo e Luana Splindler, as meias-campistas Dudinha, Bia Santos e Natalia Barros, as zagueiras Mónica Ramos e Brito.
O time ainda contará com os novos reforços para a temporada 2025: a goleira Letícia Rodrigues, a atacante Yamila Rodriguez, a zagueira Karol Arcanjo, as meias-campistas Amanda Brunner e Camila Pini.
O trabalho realizado pelo Departamento Feminino de Futebol do Grêmio é de extrema importância para gerar qualidade e projetar atletas para a equipe profissional das Gurias Gremistas, sendo valorizado, em convocações históricas para as Seleções Nacionais, levando nosso Tricolor ao mundo com excelência dentro das quatro linhas, parabéns a todos os envolvidos!
As Gurias Gremista fizeram a parte delas com muita competência e qualidade, apesar de todas adversidades e lutas, fizeram história e marcaram mais uma etapa importante dentro do futebol feminino.
A próxima temporada promete ser competitiva, com as Gurias buscando títulos nas competições nacionais e estaduais, nós torcedores estaremos juntos apoiando e alentando.
Desejamos a todos um próspero ano novo!
Por Marcy Dutra
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo