Time Baiano protagonizou um belo jogo frente à sua torcida
Bahia e Bragantino se enfrentaram em confronto válido pela 20ª rodada do Brasileirão 2023, o primeiro jogo do Esquadrão no segundo turno. O embate aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, neste domingo (20). O Tricolor venceu o Red Bull Bragantino por 4 a 0.
Os times vivem momentos diferentes no Brasileirão, mas ambos foram a campo com o mesmo objetivo: somar mais três pontos na tabela. O Massa Bruta é o 6º colocado na classificação, já o Bahia, porteiro da zona da degola, em 16º, precisando vencer para se manter fora da zona de rebaixamento.
No início da partida o Tricolor e o Bragantino protagonizaram um jogo bem corrido, com várias ações ofensivas para cada lado, com um ritmo bem acelerado. O time baiano começou com uma imposição bem ofensiva, atacando bastante seu adversário, com um toque de bola de pé em pé, triangulando da defesa para o meio, que soube como trabalhar a redonda para os laterais tocarem para o ataque. Já o time visitante, começou jogando com contra-ataques rápidos em roubadas de bola ou após reposição do seu arqueiro.
O primeiro tempo seguiu com essa dinâmica bem rápida, com um jogo acelerado, no primeiro minuto quem assustou foi o Massa Bruta, quando Cleiton mandou um passe em profundidade para Thiago Borbas, que estava impedido. Na sequência, o Bahia deu o troco e Thaciano sofreu uma falta no campo de ataque. A primeira finalização a gol foi do time da casa em uma cabeçada de Rezende, após um cruzamento de Cauly.
Foi aos 9 minutos do primeiro tempo que saiu o primeiro gol tricolor na partida: depois de um escanteio a favor do Bahia, houve um bate rebate na área, a bola sobrou para Rezende bater de primeira com o pé direito e mandar para o fundo das redes. Bahia 1×0 Red Bull Bragantino.
Aos 14’ o Braga assustou o Esquadrão de Aço, com um chutão de fora da área no ângulo superior esquerdo do goleiro baiano, porém, Marcos Felipe brilhou e fez uma ótima defesa. O jogo seguiu “ligeirinho”, o Tricolor assustou com Thaciano, que mandou para fora e em seguida o adversário levou perigo com Thiago Borbas, e mais uma vez brilhou o arqueiro do time da casa.
Com o desenrolar da partida, o time da casa passou a dominar as ações, impondo bem mais perigo à meta adversária. Foi aos 38’ ainda da primeira etapa que o time baiano marcou novamente. E o tento nasceu depois de outro escanteio, com uma cabeçada certeira de Vitor Hugo. Bahia 2×0 Red Bull Bragantino. Por pouco o Tricolor não marcou o terceiro, quando o lateral Gilberto lançou a bola em profundidade para Mingotti encobrir o goleiro, mas o atacante estava em posição de impedimento.
O segundo tempo seguiu a mesma dinâmica do primeiro, o time visitante começou fazendo algumas trocas, e aos 2’ assustou novamente com uma finalização perigosa, de Vitinho, mas novamente apareceu o goleiro tricolor para defender. O Bahia seguiu criando muito, se apresentando mais bem estruturado e conseguindo converter sua posse de bola em gol, coisa que não aconteceu no primeiro turno.
O terceiro gol do Esquadrão foi aos 15’, o felizardo foi Mingotti, que aproveitou um cruzamento de Ademir e bateu forte do meio da área com de canhota, no canto inferior esquerdo. Bahia 3×0 Red Bull Bragantino. Houve novas substituições, dessa vez dos dois lados. O jogo deu uma desacelerada, no entanto, seguiu com o time da casa dominando e o adversário tentando jogar, mas sendo bem neutralizado. Aos 39’ Cauly fechou a porteira para o Tricolor, finalizando com o pé direito do meio da área marcando um belo e merecido gol, já que fez uma boa partida. Fim de papo Bahia 4×0 Red Bull Bragantino.
Esse triunfo com goleada foi fundamental para o Bahia seguir fora da zona do rebaixamento, pois o tricolor se manteve em 16º colocado e chegou aos 21 pontos, ainda os mesmos que o Santos, primeiro dentro do Z4. Os dois times estão empatados em números de triunfos, empates e derrotas, o tricolor está à frente por conta do saldo de gol, -3 contra -11 do Peixe. Já o Bragantino, mesmo com essa derrota, se manteve em 6º com 32 pontos.
FICHA TÉCNICA
Bahia 4 x 0 Bragantino
Data: 20/08/2023 (domingo)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Kanu, Aderlan, Luan Patrick, Andrés Hurtado, Jadsom Silva, Rezende, Matheus Gonçalves
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Rezende (BAH), aos 08 min do 1° tempo; Vitor Hugo (BAH), aos 37 min do 1° tempo; Vinicius Mingotti (BAH), aos 14 min do 2° tempo; Cauly (BAH), aos 38 min do 2° tempo;
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende (Acevedo), Thaciano e Cauly; Ademir (Everaldo), Vinicius Mingotti (Vitor Jacaré) e Rafael Ratão (Yago Felipe). Técnico: Renato Paiva.
Bragantino: Cleiton; Aderlan (Andrés Hurtado), Léo Ortiz (Lucas Rafael), Luan Patrick e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Jadsom Silva (Matheus Gonçalves) e Gustavinho; Bruninho (Vitinho), Sorriso e Thiago Borbas (Alerrandro). Técnico: Pedro Caixinha.
PRÓXIMO JOGO
Pelo Brasileirão ambos os times voltam a campo pela 21ª rodada no domingo 27 de agosto, o Bahia para enfrentar o Botafogo, fora de casa às 16h. Já o Red Bull Bragantino enfrentará o Cuiabá, em casa, às 11h.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.