Com chances de classificação, Cruzeiro quer vencer Palmeiras pela primeira vez na história do duelo feminino
Cruzeiro e Palmeiras se enfrentarão neste domingo (14), às 17h, na Arena Barueri, na cidade de Barueri, interior de São Paulo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1.
Faltando apenas 5 jogos para o fim da fase classificatória, as Cabulosas começaram a rodada com 14 pontos, na 8ª colocação. Apenas oito equipes passam para as quartas de final e é totalmente possível que a equipe Estrelada esteja entre elas. Caso isso aconteça, será a primeira vez das cruzeirenses, desde 2020 na Série A1, e só depende delas.
No último duelo, as Cabulosas perderam por 3 a 2 do Santos. O Cruzeiro “deu bobeira”. Saiu à frente no placar, teve chance de vencer, mas acabou cedendo a vitória para as paulistas. Em 10 jogos, são 4 vitórias, 2 empates e também 4 derrotas.
O adversário da vez é o Palmeiras, equipe tradicional no futebol feminino, 4º colocado com 20 pontos, sendo 6 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas. A equipe Alviverde vem de vitória por 2 a 1, sobre a também tradicional equipe do Internacional.
RETROSPECTO DO DUELO
Criada em 2019, a equipe de mulheres cruzeirenses conquistaram o direito à elite do futebol brasileiro com o vice-campeonato da Série A2 neste mesmo ano.
O Palmeiras feminino surgiu em 1997, porém, nesta época a categoria não era levada a sério no Brasil. Com todo respeito a quem acompanha desde então, mas as lembranças desta colunista sobre o feminino brasileiro na década de 1990 são as piores.
Com as exigências da CBF e Conmebol, os clubes brasileiros foram obrigados a formar equipes femininas e em 2019 o Alviverde voltou à ativa. Também na Série A2, as palmeirenses perderam nas quartas de final para o São Paulo, que seguiu na final com o Cruzeiro. Porém, o acesso à Série A1 se deu pela conquista da Copa Paulista.
Sendo assim, o histórico de confrontos entre Cruzeiro e Palmeiras é pequeno, com apenas três jogos entre as equipes. Logo em 2020, se enfrentaram na 4ª rodada e as paulistas venceram por 5 a 0. Ao final da competição, as palmeirenses se classificaram em 5º na tabela e seguiram até às semifinais. Já as Cabulosas pararam na 10ª colocação da primeira fase.
Em 2021, o Palmeiras chegou à final, mas perdeu para o Corinthians. O Cruzeiro, passando por momentos complicados dentro e fora do campo, mais uma vez parou na fase classificatória, terminando na 11ª posição. Nesse ano, mineiras e paulistas se enfrentaram na terceira rodada e mais uma vez vitória alviverde, agora por 4 a 2.
Por fim, ano passado o Palmeiras se classificou em 1º lugar, mas novamente perdeu para o Corinthians, agora na semifinal. O Cruzeiro, ainda com problemas, terminou a competição na 12ª colocação, a pior nos três anos. As equipes se enfrentaram na quarta rodada e o placar de 4 a 2, favorável ao Palmeiras, se repetiu.
Esse será o quarto duelo entre as equipes femininas de Cruzeiro e Palmeiras, sendo o melhor momento das Cabulosas nos últimos anos. Longe de ser o ideal, mas ainda sim o melhor momento. O Palmeiras vem forte, mas para conquistar a sonhada vaga entre as 8, as Cabulosas precisam provar que são capazes e esse duelo é fundamental.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras x Cruzeiro
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro feminino série A1
Local: Arena Barueri – Barueri/SP
Data: 14:05/2023
Hora: 17
Transmissão: TV Palmeiras (YouTube)
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.