Em um jogo difícil para ambas as equipes, Uruguai e Gana se despediram da Copa do Mundo nesta sexta-feira (2). A Celeste venceu Gana por 2 a 0, mas o resultado não foi o suficiente, já que a Coreia do Sul venceu Portugal e ficou com a segunda vaga do Grupo H. Os Ganeses que ocuparam a laterna do grupo, também foram eliminados e estão fora da Copa do Mundo.
Gana termina a fase de grupos na lanterna, com apenas três pontos.
Já a seleção Uruguaia termina a sua campanha com quatro pontos, na terceira colocação, perdendo para os Coreanos no número de gols marcados.
A partida começou travada, com muitas disputas e poucas oportunidades claras para ambos os lados. Quem ficou perto de sair na frente foram os Ganeses, aos 15 minutos, Kudus pegou o rebote após o chute de Jordan Ayew e caiu pedindo pênalti após o contato do goleiro Rochet. Inicialmente, a arbitragem marcou impedimento, mas após a checagem no VAR, a penalidade foi marcada.
A cobrança foi feita por André Ayew que tentou deslocar o goleiro Rochet, mas o uruguaio esperou até a batida na bola e caiu no seu canto esquerdo para fazer a defesa. Com o pênalti desperdiçado pelos Ganeses, o Uruguai viu esperanças e cresceu na partida. Com isso, o placar foi aberto aos 25 minutos, quando Arrascaeta aproveitou o rebote na finalização de Suárez e mandou para o fundo do gol.
Titular pela primeira vez nesta Copa, o meia estava inspirado e anotou o segundo aos 30 minutos. Desta vez, ele recebeu a bola de Suárez no lado esquerdo da área e finalizou cruzado para aumentar a vantagem uruguaia.
Depois do intervalo, a seleção Ganesa precisou ir em busca da virada, mas quem seguiu com mais perigo foi o Uruguai. Aos 56 minutos, Darwin Núñez dividiu com Amartey dentro da área e caiu pedindo pênalti. O árbitro chegou a ir analisar o lance no VAR, mas seguiu com a decisão de campo e não marcou nada. Logo mais, aos 68 minutos, foi a vez de Valverde ficar perto de marcar, quando finalizou com perigo da entrada da área e obrigou o goleiro Zigi a fazer uma boa defesa.
Gana só conseguiu fazer uma maior pressão já na reta final da partida, aos 79 minutos, Kudus recebeu de Rahman Baba e finalizou no canto, mas Rochet fez grande defesa. Até então, o 2 a 0 classificava o Uruguai, mas tudo mudou quando a Coreia do Sul anotou o gol da virada contra Portugal.
Sendo assim, os minutos finais foram de emoção no Estádio Al-Janoub. Os uruguaios foram lançaram ao ataque para buscar o terceiro gol, que garantiria a classificação para as oitavas de final. Nos acréscimos aos 93 minutos, os Celestes tiveram a melhor oportunidade, com novo chute perigoso de Valverde, mas Zigi caiu para fazer outra grande defesa. Gana ainda quase diminuiu o placar no minuto seguinte, mas Rochet defendeu.
E vamos a última oportunidade do jogo, que foi da seleção uruguaia, em cobrança de falta no último minuto, mas o goleiro Ganês fechou o gol fez a defesa e fim de jogo. Uruguai vence a partida por 2 a 0, porém ainda sim foi eliminado. E assim as duas seleções se despedem da Copa do Mundo de 2022.
Um jogo cheio de pressão, e um fim cheio de lágrimas. E assim me despeço da seleção da Gana, foi uma honra poder escrever sobre os Ganeses.
Por Rayane Araújo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo*