Em jogo repleto de confusão, Flamengo perde primeiro FlaxFlu do ano
O Flamengo tropeçou novamente e perdeu para o Fluminense no primeiro clássico do Campeonato Carioca da temporada 2022. O confronto, válido pela 4ª rodada, aconteceu na tarde deste domingo (6), no Estádio Nilton Santos. Jhon Arias marcou o gol da vitória para o Tricolor das Laranjeiras.
Como era de se esperar, o Rubro-Negro foi melhor em campo. Teve a posse de bola e finalizou mais vezes, mas de nada adianta se a bola não entrar no gol. Depois de gol e pênalti anulados, expulsões, chuva de cartões amarelos e muita confusão, o Fluminense foi preciso, e construiu a vitória no fim do segundo tempo.
O Jogo
O clássico começou movimentado. O Flamengo quase abriu o placar no primeiro minuto de bola rolando. Gabigol recebeu na área e obrigou o goleiro adversário a trabalhar. A resposta do Fluminense foi imediata. Luiz Henrique venceu Rodinei e Gustavo Henrique e invadiu a área, mas o chute não saiu como desejado.
Aos 7′, o árbitro viu toque de mão de Nino e marcou pênalti para o Flamengo. Um empurra-empurra generalizado acabou acarretando em cartões para Diego e Felipe Melo. Na sequência, o juiz consultou o VAR e anulou a marcação.
Buscando controlar a partida, o juiz distribuiu cartões amarelos, o que contribuiu para a queda do jogo. Ainda antes do intervalo houve mais confusão. Após falta de David Braz em Hugo, começou uma discussão que terminou novamente em cartões.
Parecia que os jogadores haviam esquecido o futebol em casa. No retorno do vestiário, não aconteceu nada significativo até os 27′. Após cobrança de escanteio, Willian Arão desviou e Gabigol apareceu para abrir o placar. Porém, o atacante estava em posição de impedimento, e após sete minutos de revisão, o gol foi anulado, o que gerou mais confusão e empurra-empurra. Aos 33′, Vitinho e Calegari se chocaram, e após trocas de chutes e tapas, foram expulsos.
O primeiro clássico já se encaminhava para um empate sem gols, porém, aos 43′, Yago cobrou falta e Jhon Arias apareceu para cabecear e marcar o gol da vitória para o Tricolor. Flamengo 0x1 Fluminense.
Com o resultado, o Rubro-Negro permaneceu com 7 pontos, na 4ª posição. Já o Fluminense chegou a 9 pontos, e ocupa a vice-liderança.
O Flamengo retorna a campo contra o Audax Rio na próxima quinta-feira (10), às 19h, no Estádio Raulino de Oliveira, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca.
Até quando?
Gabigol fez um desabafo nas redes sociais após um vídeo indicar ofensa racista da parte de um torcedor do Fluminense. A imagem mostra o jogador sendo hostilizado na saída de campo do Fla-Flu. Dentre os xingamentos, é possível ouvir claramente alguém o chamar de “macaco”.
“Até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso!! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor!! #RacismoNão”, desabafou o atacante.
Não demorou muito para o Mais Querido também se manifestar, e em nota repudiou o episódio lastimável.
“O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo com o atleta @gabigol, que foi vítima de racismo. O clube presta total solidariedade ao nosso atacante. Estaremos sempre ao seu lado, Gabi. Racismo é crime! #RacismoNão”, diz a nota.
Por Bruna Soares
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.