ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA 2020
As primeiras rodadas da fase de grupos começam nesta quinta (21) e prosseguem até sábado (23)
Começam os jogos da fase eliminatória do segundo maior campeonato de futebol entre seleções do mundo, perdendo apenas para a Copa do Mundo, que acontece a cada quatro anos desde o ano de 1960. Esta edição é bastante especial pois marca o aniversário de 60 anos do torneio e pela primeira vez na história as partidas serão disputadas em 12 municípios de diferentes países.
Além de Itália (Roma) e Inglaterra (Londres), esta edição acontecerá em Amsterdã (Holanda), Baku (Azerbaijão), Bilbao (Espanha), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Copenhague (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Glasgow (Escócia), Munique (Alemanha) e São Petersburgo (Rússia). O Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, falou sobre a novidade:
“É um enorme prazer poder levar o EURO 2020 a tantos países e cidades, ver o futebol agir como uma ponte entre nações e aproximar a competição dos adeptos que são a verdadeira essência da modalidade.”
Com o intuito de manter o torcedor informado de tudo o que acontecerá dentro das quatro linhas, o Blog Mulheres em Campo montou uma equipe especial com colunistas para cobrir os jogos.
Ao todo são 55 seleções que disputam as 24 vagas da competição. Os dois primeiros colocados das 10 chaves se classificam diretamente. As quatro vagas remanescentes serão atribuídas após a disputa de um play-off com os 16 campeões de cada grupo das quatro divisões da Liga das Nações. Lembrando que, que caso a seleção já tenha garantido a sua vaga pela fase anterior, a equipe seguinte ganhará a chance de disputar a fase.
A abertura da competição acontece no dia 12 de junho no Estádio Olimpico de Roma, enquanto a final será em Wembley, conhecido como The Home of Football , com capacidade para 90.000 torcedores, no dia 12 de julho.
Após vencer a Copa do Mundo 2018, a França é a principal candidata a erguer o troféu, a vice Croácia também entra na lista. As seleções da Bélgica e Inglaterra, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, Dinamarca, Suécia e Portugal também têm ótimas chances.
Cristiano Ronaldo festeja o gol de Portugal na final de 2016 do banco
Getty Images
Portugal foi a campeã em 2016 ao vencer a França por 1 x 0. Foi um jogo dramático, pois o grande craque do time, Cristiano Ronaldo, saiu lesionado nos primeiro tempo. No entanto, o time soube lidar com o desfalque e levantou a taça com méritos.
Nesta edição, CR7 igualou o registo de Michel Platini de nove gols em partidas de fases finais de europeus. O terceiro maior goleador do torneio é o inglês Alan Shearer, com sete tentos.
Uma curiosidade sobre a tão sonhada Taça Henri Delaunay. Em 2008, ganhou uma nova versão baseada no design original criado pela empresa Arthus-Bertrand, em 1960. O troféu leva o nome de um dos homens mais importantes do futebol e idealizador da EuroCopa. Delaunay foi antigo presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) e primeiro secretário-geral da UEFA, desde a data da sua criação, em 15 de Junho de 1954, até 9 de Novembro de 1955.
Confira todos os grupos das Eliminatórias da Eurocopa:
Grupo A
Inglaterra
República Tcheca
Bulgária
Montenegro
Kosovo
Grupo B
Portugal
Ucrânia
Sérvia
Lituânia
Luxemburgo
Grupo C
Holanda
Alemanha
Irlanda do Norte
Estônia
Bielorrússia
Grupo D
Suíça
Dinamarca
Irlanda
Geórgia
Gibraltar
Grupo E
Croácia
País de Gales
Eslováquia
Hungria
Azerbaijão
Grupo F
Espanha
Suécia
Noruega
Romênia
Ilhas Faroe
Malta
Grupo G
Polônia
Áustria
Israel
Eslovênia
Macedônia
Letônia
Grupo H
França
Islândia
Turquia
Albânia
Moldóvia
Andorra
Grupo I
Bélgica
Rússia
Escócia
Chipre
Cazaquistão
San Marino
Grupo J
Itália
Bósnia-Herzegovina
Finlândia
Grécia
Armênia
Liechtenstein
Carla Andrade
Rosileide Ribeiro