ALÔ, ALÔ? BICAMPEÃO NA ÁREA!


Botafogo conquista o Bicampeonato da Taça Rio após vencer novamente o Boavista e garante vaga na Copa do Brasil de 2025.

Foto: Vitor Silva

O Glorioso recebeu a equipe de Saquarema neste domingo (31), no Estádio Nilton Santos, jogo válido pela partida de volta da final da Taça Rio. Na primeira partida, o Alvinegro havia vencido por 4×0 e já havia deixado encaminhado o título. No agregado o placar do confronto ficou 6×0 para o Botafogo. 

Nesta partida a equipe entrou com um time misto, com algumas peças que podemos ver ao longo da temporada como titulares. Desde o início o clube propôs o jogo e foi em busca da vitória, a qual foi conquistada com gols de Tchê Tchê e Kauê.

SOBRE A PARTIDA

Na primeira etapa o Botafogo teve uma boa apresentação, mas acabava pecando muito no último passe e não conseguia chegar com tanto perigo ao gol adversário. 

As principais jogadas aconteceram pelo lado direito com Luiz Henrique, que foi o jogador mais acionado no primeiro tempo, participando com belos passes e dribles, fazendo com que o Botafogo conseguisse levar perigo pela ponta direita de ataque. Rafael também foi um destaque fazendo uma boa dobradinha com Luiz Henrique, se apresentando bastante ao ataque, conseguindo boas tabelas e cruzamentos perigosos.

O lance mais perigoso da primeira etapa foi em uma boa jogada de Luiz Henrique pela ponta, onde achou um belo cruzamento para o meio da área, que foi desviado e sobrou na outra ponta para Raí, que rolou para entrada da área encontrando Tchê Tchê que acertou um belo chute colocado na trave do Boavista.

Os destaques do Glorioso foram substituídos no intervalo, dando lugar para as entradas de Jeffinho e Damian Suarez. Logo no início da segunda etapa o Botafogo já retornou pressionando e conseguiu um pênalti após a interceptação com a mão do defensor da equipe do Boavista em um chute dentro da área de Tchê Tchê. Ele mesmo foi para a cobrança e bateu no cantinho para abrir o placar.

Após excelente jogada do ataque Alvinegro, Damian Suarez rola a bola para Matheus Nascimento que deixa com um lindo passe de calcanhar para Kauê bater colocado e ampliar o placar para o Glorioso.

Foto: Vitor Silva

BICAMPEÃO! ALEGRIA OU OBRIGAÇÃO?

Uma das imagens de destaque do ano passado foi a do Botafogo não comemorando o título da Taça Rio. Essa imagem voltou a se repetir hoje, mas pudemos ver bem mais sorrisos do que na do ano anterior.

Isso levanta o questionamento: ganhar a Taça Rio é uma alegria e um motivo de comemoração? Ou apenas uma obrigação? já que o time não conseguiu a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca.

No contexto deste ano (2024), a conquista da Taça Rio tem sim seus pontos positivos. O primeiro, claro, é a classificação para a Copa do Brasil de 2025. Outro ponto que fez com que a taça deste ano fosse mais celebrada que a do ano anterior se deve pelo histórico recente. 

No início do Campeonato Carioca a equipe parecia levar muitos traumas e carregar o psicológico do fim da temporada passada, fazendo com que o time dirigido por Tiago Nunes tivesse péssimas atuações e um baixo rendimento. 

Após a sua saída, a equipe passou a demonstrar um futebol muito melhor, mas a classificação para as semifinais já não era mais possível. Restou a Taça Rio, e ela serviu para demonstrar a força do elenco Alvinegro e para recuperar a confiança de diversos jogadores do elenco que vinham tendo atuações abaixo do esperado. Surgiram também novas promessas do clube, como Yarlen, Sapata e Kauê, que ganharam bastante destaque.

Com o foco na Libertadores e o Botafogo garantindo sua vaga na fase de grupos da competição, o clima ficou mais leve e a torcida mais feliz nessa sinergia com o time.

Como um balanço final e cientes do contexto envolvido, podemos dizer que essa taça pode ser sim comemorada, embora tenha se tornado uma obrigação pelo protagonismo e elenco do time Alvinegro. A equipe conseguiu se impor com um resultado de 6×0 no placar agregado na final, com um time misto e tendo boas atuações.

Video: @diariodeumbotafoguense

RETORNO DE PK

Após sofrer uma grave lesão no joelho em Fevereiro de 2023 e ficar mais de 400 dias fora de campo, Patrick de Paula retornou hoje aos gramados e se emocionou bastante ao fim do jogo. O camisa 8 alvinegro entrou no meio da segunda etapa e atuou bem, com bons passes e quase marcou duas vezes, a primeira em uma batida de falta que passou próxima ao gol e outra após bela jogada de Jeffinho que rolou para PK chutar colocado da entrada da área, exigindo uma excelente defesa do goleiro.

VOLTA DOS PONTAS LESIONADOS

A partida de hoje contou com o retorno de Luiz Henrique e Jeffinho, que entraram na partida para pegar ritmo de jogo para estarem prontos para a grande partida de quarta-feira (03). Ainda não se sabe se terão condições de serem titulares, mas ambos tiveram um bom rendimento na final da Taça Rio.

PARCIAL DE INGRESSOS PARA LIBERTADORES

O Botafogo divulgou na noite deste domingo (31), a última parcial de ingressos para o jogo. Já foram vendidos 33 mil ingressos. Restam apenas poucos lugares disponíveis para que o Glorioso possa contar com seu estádio lotado para o confronto.

Os setores leste superior e leste inferior já estão esgotados. O setor Oeste inferior já tem 95% vendido, enquanto o superior tem 85% preenchido. O setor norte é o que tem a menor taxa vendida até o momento, com 80%.

O Movimento Ninguém Ama como a Gente, postou em suas redes sociais que está arrecadando doações para organizar junto com a torcida mais uma linda festa para a partida. É como diz o ditado: “Lutem em campo, que lutaremos nas arquibancadas”. Chegou a hora da torcida se fazer presente e apoiar o clube, incendiando o Niltão.

PRÓXIMA PARTIDA

O Glorioso enfrenta o Junior Barranquilla na próxima quarta-feira (03), em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida será no Estádio Nilton, às 19h.

Por Rafaela Esteves

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se