QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA NO CAMPEONATO ESTADUAL


Cruzeiro precisa vencer o Villa Nova para tentar chegar na próxima fase do Mineiro 

Foto: Instagram Cruzeiro/ Staff Images

Cruzeiro e Villa Nova se enfrentam neste sábado (18), às 19h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. A partida será válida pela sexta rodada do campeonato Mineiro de 2023.

O Villa é o lanterna do grupo A. Começou a competição perdendo para o América por 2 a 1, depois venceu o Democrata de Sete Lagoas por 1 a 0, empatou com o Democrata de Governador Valadares por 1 a 1 e perdeu para a Caldense por 2 a 1. A campanha não é boa, mas a equipe da região metropolitana de BH tem 4 pontos e um jogo a menos que a maioria das equipes. 

A campanha Cruzeirense também não é boa. É o penúltimo colocado do grupo C, à frente apenas do Ipatinga que tem dois jogos a menos. A Raposa está com 5 pontos, estreou com vitória sobre o Patrocinense por 2 a 1, empatou com o Athletic por 1 a 1, perdeu duas seguidas, para o América e Pouso Alegre pelo mesmo placar de 1 a 0 e finalmente, empatou o clássico com o Atlético por 1 a 1.

Foto: Twitter Cruzeiro/Gustavo Aleixo

Sabendo da situação das duas equipes, o duelo se torna muito mais importante. Leão e Raposa precisam da vitória para sobreviverem na competição, pois apenas duas equipes de cada grupo passam para a próxima fase. 

Para seguir para a fase de mata-mata, o Maior de Minas tem que vencer as três últimas partidas da fase classificatória e ainda contar com tropeços: da Tombense, Democrata de Governador Valadares e Ipatinga. A equipe de Paulo Pezzolano ainda está se encontrando em campo. Muitas mudanças no elenco aconteceram e sabíamos que o estadual serviria para esse propósito, porém, o desempenho está, sim, abaixo do esperado pela torcida. 

O histórico de duelos entre as equipes é muito favorável à Raposa. O Villa não vence o Cruzeiro desde 28 de fevereiro de 1999. A partida válida pela Copa Centro-Oeste terminou em 2 a 0 para o Leão. A Raposa era comandada por Levir Culpi e seu elenco contava com nomes como Rodrigo Posso, Paulo Isidoro, Müller, Ricardinho e Marcelo Ramos. 

De lá para cá, as equipes se enfrentaram 27 vezes, sendo 20 vitórias do Cabuloso, sete empates e nenhuma vitória para o Villa. O jogo mais recente aconteceu ano passado pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro e ficou no empate por 2 a 2.

O retrospecto favorável não quer dizer nada. Como o  desempenho no clássico contra o Atlético foi bom e o sistema tático deu certo, muito provavelmente será mantido. É importante também manter a intensidade e redobrar a atenção para não levar gols. 

FICHA TÉCNICA 

Villa Nova x Cruzeiro 

Motivo: 6ª jogo da Fase de Grupos do Campeonato Mineiro 

Local: Estádio Castor Cifuentes – Nova Lima/MG

Data: 17/02/2023

Hora: 19h

Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se