BAXVI, UM CAMPEONATO À PARTE!


Saudações, rubro-negras!

É véspera de BaxVi, e quem não acorda respirando essa atmosfera é maluco. É impossível não sentir esse ar de rivalidade em todos os cantos da cidade. Assim como em todas as vésperas de clássicos, Salvador vive a espera do primeiro clássico de 2023. 

Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo (29), às 16h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela quinta rodada do Campeonato Baiano.

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Sempre que falamos de BaxVi é deixado de lado a competição. A regra do clássico é simples: nunca perder para o rival –  independente do tipo de torneio. Entretanto, no futebol profissional, o Vitória não sabe o que é perder para o Bahia desde 2018. De lá pra cá foram 7 jogos disputados: três triunfos e quatro empates para o Leão da Barra. O retrospecto na Fonte Nova também é favorável ao Vitória, nos últimos quatro jogos, o time não perdeu. 

A preparação do Vitória começou na quinta-feira (26), quando venceu o Doce Mel, pelo placar de 3×0, depois de passar 4 jogos sem vencer. O triunfo em plena semana de BaxVi trouxe para torcida a confiança e elevou a autoestima do elenco. 

Vencer o rival em plena Fonte Nova, é de grande importância para o Leão. Não só para manter o jejum do adversário, mas também para deixar a equipe em uma situação menos desconfortável na tabela do Campeonato Baiano. Hoje o time ocupa a oitava posição com 4 pontos. Se vencer, pode alcançar a 4° posição. 

O BaxVi é um clássico antigo, mas que para muitos atletas será a primeira experiência,  entre eles o artilheiro Rafinha. 

Vai ser meu primeiro clássico aqui, a gente sabe da importância, que é um campeonato à parte. A gente tem que estar preparado para fazer um grande jogo e sair com o resultado positivo”, disse em entrevista. 

Os últimos preparativos antes do jogo foram finalizados neste sábado (28). Burse promoveu ajustes  táticos e técnicos no time. Antes, os atletas assistiram um vídeo do adversário para análise de jogadas. 

Para a partida, o técnico não terá à disposição o atacante Léo Gamalho. O camisa 9, teve um machucado no braço e está de fora. Com isso o provável Vitória será: Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga (Marco Antônio) e João Lucas; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Gegê; Rafinha, Dibble (Osvado) e Tréllez.

Infelizmente, o Ministério Público da Bahia acredita que punir a torcida de ambos times por conta de minoria é a solução para combater as séries de violências causadas entres as torcidas organizadas. Porém, por diversas vezes já foi comprovado que não. Como foi o caso recente em que membros das suas torcidas protagonizaram cenas de terror em um bairro de Salvador. 

A irresponsabilidade e a falta de preparação da segurança pública pune novamente os amantes de futebol, e por mais um ano teremos o clássico com torcida única. O Bahia é o mandante da partida, dessa forma terá presencialmente o apoio da sua  torcida. Entretanto, a torcida rubro-negra estará emanando todas as energias positivas para sairmos com a VITÓRIA. 

O teu pavilhão nós vamos erguer.

Por Talita Silva

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se