AS CABULOSAS: PRIMEIRO CLÁSSICO MINEIRO NA SÉRIE A1


Com recente história do futebol feminino de Cruzeiro e Atlético, esse será o primeiro clássico na elite do futebol feminino 

Foto: Reprodução Instagram Cruzeiro Feminino

Para quem pensou que Cruzeiro e Atlético jogariam apenas no domingo passado, está completamente enganado. Os dois times mineiros voltarão a se enfrentar nessa segunda-feira (04), dessa vez na categoria do futebol feminino. 

O duelo entre Cabulosas e Vingadoras, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, será no Estádio SESC Venda Nova, às 20h e a entrada será 1kg de alimento não perecível ou um produto de limpeza. Os portões do estádio abrirão às 18h para receber a torcida.

O jogo é histórico e marca o crescimento das mineiras no futebol feminino. Esse será o primeiro clássico mineiro feminino na série A1, ou seja, na elite do futebol. 

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA DUPLA 

Com a exigência da Conmebol e CBF para a criação da categoria feminina pelos clubes, Cruzeiro e Atlético montaram suas equipes de atletas mulheres em 2019. Ambos os times tiveram uma vaga no Brasileiro Série A2, basicamente a segunda divisão.

As Cabulosas estrearam contra o Fluminense no dia 08 de maio daquele ano e venceu por 3 a 0. A caminhada Celete foi tão boa que chegaram à final contra o São Paulo. Perderam o título, mas a vice-liderança rendeu a vaga para a Série A1. 

Nesse mesmo ano, a equipe Alvinegra não obteve sucesso e logo começou perdendo para a Portguesa por 6 a 0. Além disso, na fase de grupos, não conseguiu vencer nenhuma partida e não se classificou para as oitavas de final.

Pelo campeonato Mineiro de 2019, o primeiro clássico aconteceu na quarta rodada da competição. O Maior de Minas venceu por 2 a 0. Gols de Vanessinha e Micaelly. 

Ainda sim existia a chance do título ser disputado em um clássico, mas o Atlético não foi para a final. As Cabulosas venceram nos pênaltis as Espartanas do América. Esse foi o primeiro título das cruzeirenses. 

No ano seguinte, em 2020, foi a vez do Atlético chegar a final do campeonato estadual e levar a melhor. A decisão também foi resolvida nos pênaltis contra o Cruzeiro. Esse foi um campeonato muito pequeno, com a presença apenas de América, Atlético, Cruzeiro e Ipatinga. 

Já no Brasileirão, a equipe de Vespasiano seguia na Série A2 e mais uma vez não conseguiu passar nem da primeira fase. As Cabulosas, na Série A1, também não se classificaram para as quartas de final por apenas um ponto, e ficam na 10ª posição da tabela. 

Em 2021, o primeiro confronto entre Cabulosas e Vingadoras aconteceu na terceira rodada. Mais uma vez a equipe Estrelada venceu, dessa vez por goleada de 3 a 0. Dois gols de Duda e um de Carol Soares. Porém, a final não foi o que a torcida Celeste queria. As Vingadoras venceram por 1 a 0 e ficaram com o bicampeonato. O gol foi marcado aos 19’ ainda da etapa inicial, por Dayana.

Em 2021 as Cabulosas passaram por um momento bastante complicado. Sofreram com a contaminação por Covid-19 de muitas atletas, problemas salariais…acabaram se segurando na série A1 ao vencer o Santos na última rodada.

O Atlético dessa vez fez uma boa campanha e chegou à final contra o Red Bull Bragantino. O primeiro duelo ficou empatado por 0 a 0. O segundo jogo da final foi para os pênaltis e as mineiras perderam. Assim como as Cabulosas em 2019, as Vingadoras conquistaram o acesso pelo vice-campeonato.

Agora, em 2022 faremos parte da história. O torcedor poderá ir ao clássico mineiro no Brasileirão série A1 no Estádio Sesc Alterosas em Belo Horizonte. Basta levar um quilo de alimento não perecível ou um produto de limpeza. Vale a pena apoiar as meninas.

Foto: Reprodução Instagram Cruzeiro Feminino

SITUAÇÃO NA TABELA 

O jogo entre Cruzeiro e Atlético será o último duelo da quinta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A1 de 2022. 

A situação das mineiras não é boa. O Cruzeiro começou empatando com o Grêmio por 0 a 0, empatou com o Avai Kindermann também por 0 a 0. Jogou bem contra o Corinthians, mas perdeu por 1 a 0. Por incrível que pareça, apesar da derrota por 4 a 2 para o Palmeiras, as Cabulosas mostram crescimento já que está em processo de formação. Assim como o futebol masculino…

As atleticanas estrearam com derrota para o Palmeiras por 2 a 1, empataram com o Corinthians por 1 a 1, também empataram com o Grêmio pelo mesmo placar de 1 a 1 e, por último, outro empate, dessa vez com o Avaí Kindermann por 0 a 0. 

Coincidentemente, Cruzeiro e Atlético enfrentam as mesmas equipes nas quatro rodadas iniciais. Apesar das Vingadoras terem um empate a mais, a situação não é nada boa. Tem apenas três pontos e estão na 14ª posição . As Cabulosas tem apenas dois pontos conquistados nos dois empates. Amargam a antepenúltima e a penúltima colocação. 

Bom, mesmo com todas essas dificuldades das duas equipes mineiras, mesmo que seja numa segunda-feira à noite, vale a pena apoiar a categoria. O torcedor Celete é apaixonado e está junto nessa com a Cabulosas. Vale lembrar também que Vanessinha, aquela que fez o primeiro gol da história dos clássicos, estará em campo, ela que é a atleta que mais vestiu a camisa Celeste, está no Cruzeiro desde 2019 e marcou um golaço na última rodada. 

Foto: Reprodução Instagram Cruzeiro Feminino

Ficha técnica

Cruzeiro x Atlético-MG 

Motivo: 5ª rodada  do Campeonato Brasileiro 

Local: Estadio SESC Venda Nova – BH/MG

Data: 04/04/2022

Hora: 20h

Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se