AUGUSTO BAUER, O REDUTO DO BRUSCÃO


O estádio Augusto Bauer é a casa do Brusque Futebol Clube, embora pertença ao Clube Atlético Carlos Renaux. O Bruscão o aluga e manda seus jogos lá, ou seja, não deixa de ser a casa do Quadricolor Catarinense. Inaugurado em 7 de junho de 1931, o Augusto Bauer tem capacidade para 5 mil torcedores.

Foto: Reprodução Internet

A partida inaugural foi entre Carlos Renaux e Marcílio Dias, vencida pelos visitantes por 1×0. Entre 1950 e 1960, ocorreram mais melhorias. O estádio foi ampliado, foram incluídas novas arquibancadas, um campo de futebol maior, alambrados e holofotes. Aliás, foi o primeiro estádio catarinense a contar com iluminação e alambrados.

Em 1984, a cidade de Brusque sofreu uma enchente e o estádio foi prejudicado, sendo necessária a demolição de sua sede social.

O Augusto Bauer tem muitas histórias para contar, como em 1958, quando ocorreu a partida considerada a maior disputada em Santa Catarina: Carlos Renaux x Botafogo-RJ, com a equipe carioca recheada de futuros craques, que na época ainda eram da base. Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Quarentinha, Gérson entre outros atletas da Seleção Brasileira, e o técnico João Saldanha. O estádio lindo, lotado de torcedores apaixonados. Na primeira etapa, 5×1 para o Renaux, mas o Botafogo não era sensação à toa e no segundo tempo empatou no placar.

Foto: Brusque Memória

Em 2013, a diretoria do Carlos Renaux conseguiu recursos junto ao governo do estado, patrocínio com empresas da cidade, investimento de dirigentes para que pudessem melhorar ainda mais o estádio. O valor investido passou de R$ 400 mil. Alambrado, gramado, cadeiras sociais, cabines de rádio, refletores, cobertura da arquibancada, vestiários, para raios, drenagem pluvial e bancos de reservas, tudo novo e nos padrões CBF.

Foto: iShoot Photography/Futura Press

Uma das maiores glórias vivida no Augusto Bauer foi o título conquistado pelo Quadricolor Catarinense, de Campeão Brasileiro – Série D em 2019, muito orgulho e alegria vivida no reduto.

Agora a torcida do Bruscão sofre por ter de acompanhar mais esse belo momento na Série B de casa, longe das arquibancadas do Augusto Bauer, mas sempre com a fé e a esperança de que vai passar – esperamos que sempre com muita saúde.

Por Kelly Cristine Janiro – Setorista do Portal Mulheres em Campo.

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se