Primeira rodada começou mal para o Alviverde, que errou nas finalizações e saiu do Maracanã com um resultado negativo
O Palmeiras entrou em campo na tarde deste domingo (30), para enfrentar o Flamengo, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2021. Em jogo equilibrado no primeiro tempo, a equipe paulista não conseguiu calibrar as finalizações e acabou perdendo por 1 a 0. Resultado suficiente para a imprensa questionar Abel Ferreira mais uma vez, no entanto, vale lembrar que o técnico tem apenas um pouco mais de seis meses à frente do Verdão, não vale a pena a torcida entrar nessa pilha e crucificar nosso comandante. É necessário fazer alguns ajustes para seguir em frente e ser uma equipe competitiva no nacional.
O JOGO
A partida iniciou equilibrada, a equipe carioca apostou na posse de bola para criar jogadas enquanto o time alviverde investiu nas jogadas de contra-ataque. A primeira oportunidade foi do Flamengo, que chegou com perigo aos 11 minutos e parou na defesa de Weverton. O Palmeiras respondeu aos 17′, com Luiz Adriano. Rony recebeu um belo lançamento de Raphael Veiga, avançou pela direita e cruzou na medida para o camisa 10, que chutou forte e exigiu de Diego Alves uma boa defesa.
O jogo seguiu amarrado com pouquíssimas chances para ambos os lados. As poucas chances do Verdão foram com Rony, que chegava em velocidade dando um certo trabalho para a defesa adversária. Aos 24′ Weverton foi exigido novamente, fazendo boa defesa sem dar rebote. Em seguida, Viña tocou para Veiga bater cruzado, assustando o goleiro rubro-negro que defendeu com a ponta dos dedos e mandou para escanteio. Na cobrança a bola sobrou para Veiga, que pegou mal e mandou para fora.
Com 29 minutos no relógio, Gabriel Menino bateu cruzado e Rony recebeu livre na área para marcar, só que o camisa 7 estava impedido e o lance não valeu, para nossa agonia. O Alviverde ia pressionando o adversário, porém, faltou mais capricho nas finalizações. Empereur mandou uma bomba na casa dos 33 minutos, a bola foi desviada e Diego Alves ficou com ela. Na pressão, Rony chegou novamente e bateu colocado, exigindo outra boa defesa do arqueiro rubro-negro. Na reta final o Flamengo chegou a levar perigo por duas vezes, Weverton defendeu uma e a outra foi para fora. A primeira etapa terminou com o placar zerado.
O Palmeiras retornou para a etapa complementar totalmente recuado, dando chances para o aniversário antes do relógio bater 1 minuto. Aos 5′, nova chegada do adversário e mais uma defesa do goleiro alviverde. A pressão sobre o Verdão só aumentou e o Flamengo teve outra oportunidade aos 9′, que também foi defendida por Weverton, que basicamente foi o nome do jogo de tantas boas defesas que precisou fazer.
A equipa de Abel Ferreira precisou respirar fundo para conseguir se reorganizar. Rony foi o nome que atormentou o setor defensivo do adversário. Aos 10′, o atacante recebeu lançamento de Luan, dominou e chutou cruzado, mas Diego Alves apareceu para espalmar. Viña ficou com o rebote e mandou para o gol, no entanto o goleiro rubro-negro estava inspirado e mandou para escanteio. Na cobrança a equipe alviverde não conseguiu levar perigo.
Abel fez suas alterações mas não conseguiu ser efetivo e viu seu goleiro ser novamente exigido aos 24 minutos. Tanta pressão acabou dando resultado para o adversário aos 29′, quando Pedro conseguiu chegar livre para finalizar. O gol não serviu para acordar o Palmeiras, que perdido tinha grande dificuldade em criar jogadas de ataque e só conseguiu voltar a assustar o adversário aos 45′. Em cobrança de escanteio a defesa rubro-negra afastou, Scarpa aproveitou o rebote e soltou uma bomba, porém, o goleiro adversário atrapalhou os planos outra vez. Nos acréscimos foi a vez de Rony fazer a tentativa final após receber cruzamento de Victor Luis mas a bola foi para fora. O Verdão tentou pressionar nos minutos finais, mas não foi o suficiente para evitar uma estreia com derrota.
O Palmeiras volta a campo na nesta quinta-feira (3), estreando na Copa do Brasil, contra o CRB fora de casa.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.