BAHIA CONQUISTA O TETRA NA COPA DO NORDESTE


Em jogo pegado, Bahia reverte a vantagem do Ceará no tempo normal e leva a disputa para os pênaltis, nas penalidades o Tricolor de Aço conquista sua 4a Copa do Nordeste

No Castelão (CE), Bahia e Ceará se enfrentaram nesse sábado (08), pelo último jogo da final da Lampions League. O jogo começou truncado, de um lado o Bahia atacando e do outro o dono da casa fazendo cera para manter a vantagem que conquistou no primeiro jogo onde venceu por 1 x 0.

Com Rodriguinho, Gilberto e companhia, a missão do Bahia era clara, tentava vencer o jogo com dois Gols de diferença ou marcar pelo menos 1 gol, o que levaria a decisão para os pênaltis, a missão não era fácil, e o jogo se manteve aberto durante toda partida.

(Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação/E.C. Bahia)

O tricolor correu atrás e converteu 2 gols, contudo, o Ceará também marcou 1 gol, a partida foi marcada pelo melhor ataque da competição versus a melhor defesa. O melhor ataque prevaleceu, e o Tricolor Baiano levantou a taça da copa do nordeste pela 4a vez, vencendo o jogo no tempo normal por 2 x 1 e a disputa de pênaltis por 4 x 2.  

O PRIMEIRO TEMPO 

O jogo começou bem equilibrado, o Ceará logo no primeiro minuto deu um susto no visitante, com Lima que tocou para Mendonza, o atacante chegou a finalizar, mas parou na zaga do Bahia, aos 8″, depois de uma cobrança de escanteio Oliveira quase abriu o placar para o Ceará de cabeça, a bola parou no goleiro Matheus Teixeira.

A partida ficou mais truncada quando o Bahia chegou bem perto de abrir o placar, aos 27″, Matheus Bahia arriscou um chute de fora da área, a bola tinha destino certo: o fundo da rede, mas foi desviada no meio do caminho.

Perto do fim da primeira etapa o Tricolor de aço foi para cima do Ceará, com seu belo ataque, aos 38’ Rodriguinho com passe de Daniel chutou cruzado e abola quase entrou. Em seguida, Mendonza arriscou um chute de perna esquerda para o gol, mas a bola subiu mais do que deveria.

A primeira etapa acabou com diversas investidas do Bahia ao gol, aos 40’, com Thaciano tentou duas vezes, chutou a queima roupa, para duas defesas do goleiro Richard. Aos 41’, Rodriguinho chutou cruzado novamente, mas foi parado pelo goleiro, o Ceará tentou uma reação com Vina, mas a defesa Tricolor se recompôs bem.

O SEGUNDO TEMPO 

A etapa complementar começou mais cadenciada, aos poucos o dono da casa foi se acomodando e fazendo cera, o Tricolor Baiano foi crescendo e acuando o Ceará os poucos. 

O Bahia começou a apostar nos lançamentos na área adversária em busca de marcar seu primeiro gol, aos 16″, depois de checagem com o VAR o árbitro marcou pênalti para o Tricolor Baiano! A bola desviou na mão de Luiz Otávio, o juíz que vinha apitando bem a partida, “se passo” com esse toque de mão da defesa adversária, contudo, após checagem de vídeo marcou penalidade a favor do Bahia. O camisa 10, Rodriguinho não desperdiçou e o Bahia abriu o placar aos 18″, da segunda etapa.

Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

A pressão Tricolor continuou e aos 25″, o artilheiro do campeonato, Gilberto, marcou o 2º gol do Bahia, o camisa 9 recebeu um passe “açucarado” de Rodriguinho, e chutou forte cruzado no cantinho do gol, o placar nesse momento era favorável para o Tricolor da boa Terra que vencia por 2 x 0.

A partida ficou corrida, de um lado o Bahia administrando o triunfo e atacando quando dava e do outro o Ceará tentando um gol para levar o jogo para os pênaltis, quando aos 38″, depois de cruzamento de Marlon, Jael de cabeça marcou para o Vozão e levou a decisão para os pênaltis.

AS PENALIDADES

Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação/E.C. Bahia

Haja coração, ambos os times converteram a primeira penalidade, à essa altura os nervos estavam a flor da pele, muita emoção. Até que brilhou a estrela do goleiro Matheus Teixeira, ele defendeu para o Bahia. 

O Tricolor vencia por 2 a 1 a disputa, quando perdeu um pênalti, mas  para a alegria do Torcedor Baiano: o Ceará desperdiçou um também, e o Bahia seguiu na frente. O tricolor converteu as últimas penalidades consagrando-se campeão da edição 2021. 

O Bahia se sagrou campeão da Copa do Nordeste pela quarta vez, quebrou a invencibilidade do Ceará com 2 x 1 no tempo regulamentar, e somou 4 x 2 no placar agregado. 

Por Suzane Pinheiro

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se