Dispostas a alavancar na competição, as Cabulosas entram em campo no domingo
Cruzeiro e Botafogo se enfrentam neste domingo (9), no estádio Alterosa Sesc de BH, às 17h, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1.
Os dois times estão na mesma situação de tabela na competição. Ambos têm a mesma campanha de três derrotas, um empate e uma única vitória. O Kindermann de Santa Catarina também possui os mesmos resultados, porém, o Cruzeiro ocupa a 11ª posição, o Kindermann, o 12º e o Botafogo o 13º, todos com 4 pontos.
A Raposa conseguiu o primeiro resultado positivo na rodada passada contra o Minas Brasília-DF. Apesar do elenco reduzido causado por desfalques médicos, as Cabulosas jogaram bem e se mostraram cheias de raça. De longe a melhor atuação Celeste na temporada. O placar foi 3 a 1, dois gols de Duda e um de Mariana Santos.
Já o Botafogo também conseguiu sua vitória na rodada passada. Venceu a Associação Napoli Caçadorense por 2 a 0, com gols de Carol Carioca e Brenda.
Os últimos ocorridos na equipe Alvinegra não são bons. Houve o desligamento de 90 profissionais do clube e a categoria feminina sub-18 teve suas atividades encerradas. A equipe feminina profissional só não fechou as portas por já estar inscrita na competição nacional e estadual.
Caso o Botafogo masculino não volte à primeira divisão ano que vem, a categoria feminina corre o risco de ser extinta, uma vez que a obrigatoriedade de ter um grupo feminino é apenas para os clubes da Série A do masculino. Triste realidade do futebol brasileiro… desde a situação do Botafogo como instituição, até a precariedade da categoria feminina só existir por uma imposição da CBF.
Por isso é importante o apoio do torcedor nos jogos das mulheres. A CBF tem as tramitações de todas as partidas. Vale a pena ver. Vou insistir. Basta baixar o aplicativo chamado MyCujoo. É de graça!
Obviamente, o futebol feminino está caminhando, mas os clubes vêm se aprimorando. As meninas são boas de bola, merecem audiência. Nos últimos jogos das Cabulosas, uma média de 1.500 pessoas acompanharam. Ainda é muito pouco. Precisamos “quebrar a parede internet”, mostrar que vale a pena investir na categoria.
O Cruzeiro desde 2019 faz um bom trabalho. Tem toda estrutura necessária para treinamento, profissionais dedicados exclusivamente às Cabulosas. Conseguiu acesso para a série A1, equivalente à série A do masculino. Se manteve na competição em 2020. Esse ano poderia sonhar com o título. Ainda não é impossível, são apenas 5 rodadas já concluídas, mas o Palmeiras e Corinthians, por exemplo, já despontam com 13 e 12 pontos respectivamente.
A vitória Celeste é fundamental para somar pontos e chegar entre as oito equipes para passar para próxima fase do Brasileiro. Em 2020, por um pontinho, as Cabulosas ficaram de fora das quartas de final.
#AsCabulosas
Ficha técnica
Cruzeiro x Botafogo
Motivo: 6ª rodada Campeonato Brasileiro Feminino A1
Local: Estádio das Alterosas SESC Venda Nova – BH
Data: 09/05/2021
Hora: 17h
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.