No dia 5 de maio de 2021, o Club Athletico Paranaense escreveu um novo capítulo na sua história, conquistando a primeira taça de Futebol Feminino.
Após vencer o time do Imperial FC nas duas partidas, e sob o comando da técnica Rosana Augusto, as Gurias Furacão ergueram o caneco e puderam gritar: somos campeãs do Estado do Paraná.
O torneio foi válido pelo estadual do ano de 2020, cancelado por duas oportunidades pela Federação Paranaense de Futebol, que alegou a falta de interessados o suficiente. O Athletico já estava garantido no Campeonato Brasileiro A2, mas ainda assim participou do torneio, e com isso conquistou sua primeira taça.
A final inusitada, que contou com apenas dois jogos, teve seu início no primeiro dia do mês de maio, no campo do adversário. O Imperial FC é um Clube amador da cidade de Curitiba e vem desde 2014 trabalhando com o futebol feminino e revelando atletas para vários times do país.
Na primeira partida, as Gurias Furacão não pouparam esforços e venceram com um placar arrasador de 6 a 0. Os gols foram de Lelê, Rafa Vargas, Sabrina (2) e Giba.
Com um regulamento típico da Federação Paranaense, a quantidade de gols no primeiro jogo não valeu muita coisa, e uma vitória por 1 a 0 para as adversárias levaria a decisão para os pênaltis.
Se naquele primeiro jogo o Furacão facilmente passou pelas linhas defensivas do Imperial, no CAT do CAJU as adversárias adotaram uma postura mais agressiva e fizeram o time do Athletico trabalhar. Mesmo assim, a equipe organizada por Rosana conseguiu atacar pelos lados e ainda assim manter a defesa sólida, principalmente com Paloma, que esteve bem em todos os lances.
E foi no primeiro tempo que saíram os dois gols da vitória. Rafa Vargas, que não parou de buscar o gol, deu assistência para Thaís Prado, camisa 10, que fez uma verdadeira pintura. A meia encobriu a zagueira e abriu o placar no CAT do CAJU. O segundo gol foi contra. Milena cobrou o escanteio, a goleira se atrapalhou e Marilda fez contra.
Na segunda etapa, considerando que as gurias do Imperial precisavam jogar para o tudo ou nada, o jogo ficou mais aberto, porém mesmo insistindo com Sabrina e Milena, a partida permaneceu com placar de 2 a 0, garantindo o primeiro e histórico título para o Furacão!
Anote-se os nomes daquelas que fizeram parte dessa história, seja na comissão técnica, como Rosana Augusto, seja no banco, seja como titular: Renata, Bruna, Bia Teixeira, Paloma, Thalita, Tainá, Lelê, Isa Momesso, Milena, Kim Campos, Rafa Vargas, Pietra, Ale, Nayara, Isa Leone, Juliana, Sabrina, Giba, Júlia, Thaís Prado e Dani Soares.
Vocês são as Gurias Furacão!
Por Daiane Luz
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não representam, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo