Com gols de Arrascaeta e Ayrton Lucas, Flamengo vence o Palmeiras fora de casa
Na tarde deste domingo (25), o Flamengo foi ao Allianz Parque encarar o Palmeiras em confronto direto pela liderança do Brasileirão. Com gols de Arrascaeta e Ayrton Lucas, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, fazendo valer a viagem e o peso da camisa. O time carioca manteve a vice-liderança e diminuiu a distância para apenas um ponto em relação ao time paulista, que segue na ponta da tabela com 22 pontos.

Desde o início, o clima era de decisão. O Palmeiras começou melhor e teve a chance de abrir o placar logo aos 10’ de bola rolando. Após cruzamento de Facundo Torres, Varela desviou com a mão e o árbitro marcou pênalti. O VAR chegou a checar se o toque havia sido fora da área, mas confirmou a penalidade. Piquerez foi para a cobrança 6’ depois do lance e Rossi, como um gato, defendeu o penal e o rebote, mantendo o placar zerado e esfriando a pressão inicial dos anfitriões.
O pênalti perdido afetou o adversário, que perdeu intensidade e passou a errar mais. O Flamengo por sua vez, ainda que cauteloso, tentou aproveitar os espaços, mas esbarrou novamente na dificuldade de criação durante todo o primeiro tempo. Cebolinha teve uma boa chance aos 50’, mas finalizou em cima de Weverton. A etapa inicial terminou sem gols, com poucas finalizações e muitas faltas e reclamações com a arbitragem.
O Rubro-Negro voltou do intervalo com outra postura. Mais agressivo, mais conectado e disposto a controlar o jogo, a equipe de Filipe Luís passou a ocupar melhor os espaços e ganhou o meio-campo. A mudança surtiu efeito aos 21’, quando Arrascaeta tentou o drible em Murilo, foi derrubado e pediu pênalti. O lance que inicialmente foi ignorado pelo árbitro, foi confirmado após revisão do VAR. O camisa 10 cobrou com categoria e abriu o placar: 1 a 0 para o Mengão.
O gol rubro-negro obrigou o Alviverde a buscar o ataque, mas a equipe paulista mostrou cansaço e pouca organização ofensiva. Já o Flamengo, bem posicionado, passou a explorar os contra-ataques e aos 41’, em um lance de desatenção da defesa rival, Wallace Yan encontrou Ayrton Lucas, que saiu na cara de Weverton e deslocou o goleiro para fechar o placar: 2 a 0.

Foi uma vitória com a cara de um time que quer brigar por tudo. Arrascaeta, ao fim da partida, definiu o jogo como “praticamente uma final” e destacou a importância de vencer um rival direto fora de casa. “Fico feliz pelos três pontos, que é o mais importante. A gente sabia que era preciso tirar esses três pontos deles, e conseguimos”, disse o uruguaio.
Ayrton Lucas, que entrou no segundo tempo e selou o resultado, também elogiou a postura da equipe e o trabalho de Filipe Luís no intervalo. “Fomos felizes no segundo tempo. Agora é comemorar e descansar, porque temos outro jogo muito importante pela frente”, afirmou, já pensando na Libertadores.
Com o resultado, o Flamengo manteve o tabu: o Palmeiras não vence o Rubro-Negro pelo Brasileirão desde novembro de 2017. Mas não há tempo para comemorar por muito tempo. Na quarta-feira (29), o time volta ao Maracanã para enfrentar o Deportivo Táchira, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Depois da atuação segura e madura no Allianz, a expectativa da Nação é por uma sequência forte também nos mata-matas.
Por Rayanne Saturnino
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo