Com time misto, Mengão supera o adversário e avança à próxima fase da competição
Em uma partida marcada pelo domínio rubro-negro e pela resistência e coragem da equipe paraibana, o Flamengo venceu o Botafogo-PB por 4 a 2, nesta quarta-feira (21), no Maracanã, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa Betano do Brasil, mesmo com uma equipe mista. A equipe conseguiu o resultado com gols de Danilo, Pedro, Varela e Cebolinha, ao longo do jogo e segue para a próxima fase da competição.

Com uma atuação ofensiva e segura, o time carioca não viu sua classificação ser ameaçada em nenhum momento, mesmo com os dois gols marcados pelo adversário. Apesar da primeira chegada perigosa ter sido do Botafogo-PB, a equipe comandada por Filipe Luís respondeu com intensidade e rapidamente construiu o placar com naturalidade.
Logo nos primeiros seis minutos, Danilo abriu o marcador após confusão na área em cobrança de escanteio, e Pedro ampliou em bela jogada coletiva, finalizando com categoria no canto da rede. A pressão alta e o domínio sufocaram o Belo, que teve dificuldades para reagir.
Ainda na primeira etapa, após cruzamento de Ayrton Lucas, Varela dominou dentro da área e finalizou com firmeza para fazer o terceiro gol do Flamengo. O que parecia ser uma vitória tranquila ganhou contornos mais tensos quando o clima esquentou entre Gerson e Henrique Dourado, após o atacante do Botafogo-PB simular um contato. A partir daí, o ritmo do time rubro-negro caiu, e o Botafogo-PB aproveitou. Em boa jogada de Gabriel Honório, Henrique Dourado tocou com categoria para marcar o seu gol e cumprir a promessa da “meia ceifada” feita no jogo de ida.
Na volta do intervalo, o Belo ainda assustou com uma bola na trave e mostrou ousadia nos minutos iniciais do segundo tempo. Mas a superioridade técnica do Flamengo voltou a se impor. Everton Cebolinha marcou o quarto gol rubro-negro aos quatro minutos, praticamente selando a classificação. Já nos minutos finais, Rodrigo Alves ainda descontou com um belo chute de fora da área após sobra na entrada da área, mas era tarde demais: o Flamengo controlou o jogo até o apito final e garantiu a vaga sem sustos.
Além da classificação e da premiação de R$3,6 milhões pela vaga nas oitavas, o Flamengo teve outro motivo para comemorar: o atacante Pedro atuou durante os 90 minutos pela primeira vez desde seu retorno aos gramados. Após o apito final, o camisa 9 concedeu entrevista à Prime Vídeo e falou sobre sua recuperação da forma física:
“Fico feliz por isso, mais um passo dado nesse início, nesse retorno. São muitos jogos, parece que eu já estou a mais tempo, mas tem um mês, um mês e pouquinho que eu voltei, então ainda está nesse início, fico feliz por disputar os 90 minutos, me sentindo cada vez melhor fisicamente, cada vez mais perto 100%, e hoje foi um bom jogo não só meu, mas coletivo, então continuando essa pegada, trabalhando para melhorar ainda mais.”
Com a vaga garantida nas oitavas de final da Copa Betano do Brasil, o Flamengo agora aguarda o sorteio da CBF para conhecer seu próximo adversário na competição. Enquanto isso, a equipe volta as atenções para o Brasileirão, onde busca manter a regularidade e seguir na briga pelas primeiras posições contra o Palmeiras, no próximo domingo (25). A vitória sobre o Botafogo-PB reforça a força do elenco, mesmo com mudanças, e mostra que o Rubro-Negro segue firme na luta por mais um título nacional em 2025.
Por Kamilly Mácola
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo