América de Natal vence o Santa Cruz-RN e se mantém na vice-liderança do Grupo A3 da Série D
Em partida transmitida pela TV Mecão, que voltou a hospedar os jogos do América na Série D do Campeonato Brasileiro, o América de Natal venceu, de forma tranquila, o Santa Cruz-RN na Casa de Apostas Arena das Dunas. Com o placar de 3 a 0, e se firmou na vice-liderança da competição, enquanto o Tricolor potiguar foi parar na lanterna. O jogo ocorreu domingo (18), às 16h30.

O técnico Moacir Junior manteve a aposta no esquema 4-4-2 e, conforme antecipado no pré-jogo aqui na coluna, fez algumas mudanças no time. Desmanchou a questionada dobra de laterais, recuando Davi Gabriel para a lateral esquerda e mandando Rennan Siqueira para o banco de reservas. Outra alteração já esperada foi a entrada de Aruá no lugar de Henrique, lesionado. A surpresa da escalação foi a entrada de Thiaguinho no time titular, no lugar anteriormente ocupado por Davi Gabriel.
As alterações, em conjunto com o entrosamento dos jogadores, surtiram o efeito esperado. O América foi superior do primeiro ao último minuto da partida, não relaxou após o primeiro gol e não mudou a intensidade no segundo tempo. A cada novo jogo o elenco tem se mostrado mais intenso e focado. Falhas ainda acontecem, mas é visível que o grupo está coeso, que os reforços que chegaram foram certeiros, estão atendendo às expectativas e cobrindo os buracos deixados no elenco do início da temporada.
Após diversas investidas, especialmente pelo lado direito do ataque do América, o placar finalmente foi aberto na Arena das Dunas. Aos 14 minutos, Ricardo Luz cruzou bem fechado na pequena área, o goleiro tricolor tentou, mas não conseguiu afastar a bola que, no rebote, caiu como um baita presente nos pés de Salatiel, o Cruel. O atacante não perdoou e fez seu primeiro gol com a camisa do América no estádio, o segundo dele atuando pelo Mecão em 3 jogos na temporada.
Após o gol, o ritmo diminuiu um pouco, mas nada preocupante. O Santinha, atrás no placar, tentou sair mais para o jogo, porém sempre esbarrando na defesa bem postada do Alvirrubro. No final do primeiro tempo, o América recuperou maior posse de bola no meio-campo e o placar foi ampliado num belo chute de Souza, após uma bonita e sintonizada troca de passes do Mecão no terceiro terço do campo.
No segundo tempo, o América trouxe Hebert no lugar de Thiaguinho – a alteração que era esperada na equipe titular. Descansado, Hebert trouxe velocidade e gana ao ataque alvirrubro e teve diversas chances de ampliar o placar, mas sem sucesso. Mesmo com Matheus Bambu em campo, o homem que tem a manha de jogar contra o Mecão, o Cardeal pouco criou. O camisa 11 tricolor foi sufocado pelo meio-campo e provavelmente o GPS dele quebrou.

Como água mole em pedra dura, o terceiro gol da equipe mandante saiu aos 36 minutos. Após uma perfeita cobrança de escanteio por Ricardo Luz, Ferreira, o melhor em campo, subiu mais alto que a defesa tricolor e cabeceou para o fundo das redes. Assim como Salatiel, marcou seu primeiro gol com a camisa do América na Arena das Dunas.
Com o resultado, o Mecão permanece na vice-liderança do grupo na competição, com 10 pontos, atrás do Santa Cruz-PE, com 13 pontos. O primeiro time fora do G4 é o Ferroviário-CE, próximo adversário alvirrubro, com 6 pontos. Isso dá certa tranquilidade, já que estamos garantidos por pelo menos mais uma rodada na lista de classificados para a próxima fase.
O América volta a campo no próximo domingo (25), às 17h, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense, quando enfrentará o Ferroviário-CE. A expectativa é de aproveitar a boa fase do elenco e trazer mais três pontos na bagagem, para garantir uma distância maior na tabela de classificação.
Por Carmen Gabrielli
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.