Missão dada é missão cumprida


Flamengo faz o dever de casa e segue vivo na competição

Num jogo em que a derrota colocaria um ponto final na busca da Glória Eterna, o Flamengo entrou em campo com o peso da responsabilidade, e não decepcionou. Com o apoio de mais de 65 mil torcedores no Maracanã, o Rubro-Negro venceu a LDU por 2 a 0, na penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores, e entrou na zona de classificação do Grupo C.

Os gols da noite foram marcados por Léo Ortiz e Luiz Araújo, garantindo não só a vitória, mas também a retomada da confiança e da esperança na classificação às oitavas de final.

Foto: Gilvan de Souza e Adriano Fontes/Flamengo

A missão era clara: vencer. E desde o apito inicial o time carioca mostrou que estava disposto a cumprir. O Flamengo sufocou a defesa dos equatorianos, controlando a posse de bola e empilhando chances, e foi assim que o primeiro gol não demorou a sair. Aos 9’ do primeiro tempo, Luiz Araújo cobrou escanteio com perfeição e Léo Ortiz, zagueiro-artilheiro, subiu mais alto que a zaga adversária para abrir o placar de cabeça.

Apesar do domínio absoluto e quase 70% de posse de bola na etapa inicial, o Flamengo parou em boas defesas do goleiro adversário e deixou a desejar nas finalizações. Para não dizer que só deu Flamengo, a LDU deu um susto aos 36’, em contra-ataque isolado, quando Gruezo chutou por cima após rebote de Rossi.

O segundo tempo começou como o primeiro: pressão rubro-negra e gol no início. Aos 8’, em bela jogada iniciada por Alex Sandro, no rebote, Luiz Araújo marcou e incendiou o Maraca. Com a vantagem ampliada, Filipe Luís aproveitou para mexer: saíram Michael e Bruno Henrique, que já recebiam vaias, e entraram Pedro e Everton Cebolinha.

Com o 2 a 0 no placar, o Flamengo baixou o ritmo, administrou o jogo e controlou o resultado até o fim. A LDU tentou encontrar espaços, mas parou em um sistema defensivo sólido e em uma atuação madura da equipe carioca.

Foto: Gilvan de Souza e Adriano Fontes/Flamengo

O resultado coloca o Flamengo na vice-liderança, com oito pontos, empatado com a própria LDU, mas à frente pelo saldo de gols: dois contra um. O Central Córdoba lidera com 11, enquanto o Deportivo Táchira, sem pontuar, já está eliminado. Agora, o Rubro-Negro depende apenas de si. Uma vitória sobre os venezuelanos, no dia 28, novamente no Maracanã, garante a classificação sem depender de outros resultados. Um empate ainda pode servir, desde que a LDU não vença os argentinos em Quito.

Fora das quatro linhas, a torcida também fez bonito. Um mosaico no setor Leste, com a imagem de um urubu, e milhares de faixas com frases de incentivo no setor Norte reforçaram a importância da Camisa 12, e dessa vez, o time respondeu à altura.

O Flamengo agora vira a chave para o Brasileirão. Preparação total para encarar um clássico carioca no próximo domingo (18). O Rubro-Negro receberá o Botafogo no Maracanã, às 18h30, pela nona rodada do campeonato.

Por Rayanne Saturnino

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se