Na lanterna do Brasileirão, Sport tenta evitar novo tropeço contra um Cruzeiro em alta, que vê no rival fragilizado a chance ideal de seguir firme no G-4
Após o tropeço no meio de semana pela Sul-Americana, o Cruzeiro vira a chave e volta a focar todas as energias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (11), às 16h (de Brasília), o desafio é longe de casa: encarar o Sport, na Ilha do Retiro, pela 8ª rodada do Brasileirão.
Enquanto o Rubro-Negro Pernambucano amarga a última posição na tabela, ainda sem vitórias e com apenas dois pontos somados, a Raposa vive momento oposto. Com duas vitórias seguidas no torneio nacional, o time mineiro soma 13 pontos e fecha o G-4. Diante de um adversário pressionado e em crise, o cenário é propício para o Cruzeiro seguir embalado e ampliar sua boa fase.

Histórico do confronto: a Ilha que já foi armadilha
Se depender do retrospecto, a missão celeste não será das mais simples. Em 23 partidas disputadas na Ilha do Retiro, o Cruzeiro venceu apenas seis, empatou oito e foi derrotado nove vezes. A lembrança mais recente não é das melhores: derrota por 3 a 1 na Série B de 2022.
Além do Sport, a Raposa já enfrentou outros rivais pernambucanos no estádio: somou um empate e uma derrota contra o Náutico, e perdeu também para o Santa Cruz. Apesar disso, o momento atual é bem diferente e a expectativa é de escrever um novo capítulo na história.

O momento dos times no campeonato
Cruzeiro e Sport vivem momentos opostos no Brasileirão. Enquanto a Raposa mira a consolidação no G-4 e sonha em encostar de vez na liderança, o Leão luta para se reerguer e fugir da incômoda lanterna.
Para os pernambucanos, o jogo representa a chance de mudar o rumo da temporada, apostando em um histórico razoável na Ilha. Mas o Cruzeiro chega embalado, com moral em alta e um futebol consistente. Se depender do momento e da confiança, o time celeste não deve deixar o adversário respirar e tem tudo para transformar a pressão rubro-negra em mais uma vitória no bolso.
Então, o time celeste tenta transformar a frustração da eliminação precoce na Sul-Americana, após empate por 1 a 1 com o Mushuc Runa em combustível para seguir forte no Brasileiro. A equipe venceu Mirassol, Flamengo, Bahia e Vasco, empatou com o São Paulo e perdeu apenas para o RB Bragantino. A regularidade é um trunfo que Léo Jardim espera manter.
Já o Sport, lanterna do Brasileirão, ainda não sabe o que é vencer na competição. Foram dois empates (ambos em 0 a 0, contra São Paulo e Fortaleza) e cinco derrotas para Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Vasco e Bragantino. A pressão aumenta a cada rodada, e o confronto com o Cruzeiro é tratado como decisivo para buscar reação.
Prováveis escalações:
Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Walace, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico:Léo Jardim.
Desfalques: Lucas Romero (suspenso), João Marcelo e Matheus Henrique (lesionados). Pendurados: Cássio, Villalba, Christian, Matheus Pereira e Kaio Jorge — se levarem cartão, desfalcam o time contra o Atlético, no clássico do dia 18.
Sport: Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús; Zé Lucas, Christian Rivera e Sérgio Oliveira; Barletta, Rodrigo Atencio e Pablo. Técnico: Antônio Oliveira.
Embalado e confiante, o Cabuloso sabe: vencer na Ilha é mais que três pontos, é uma declaração de força no Brasileirão.
Ficha técnica
Jogo: Sport x Cruzeiro
Competição: Campeonato Brasileiro – 8ª rodada
Data e hora: Domingo, 11 de maio de 2025, às 16h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Estádio:Estádio Adelmar da Costa Carvalho
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Transmissão: Premiere
Por Muryel Kathellen
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.