Fim da liderança e da invencibilidade


Em jogo de dois tempos completamente distintos, o América de Natal é superado pelo Santa Cruz-PE 

O fim da invencibilidade do América de Natal chegou na quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de 5 jogos sem perder, contando com 3 vitórias (ABC, Treze e Central) e 2 empates (ABC e Horizonte), o Mecão foi derrotado pelo Santa Cruz-PE, na sexta-feira (9), no Estádio do Arruda, em Recife, pelo placar de 2 a 1. 

A perda da invencibilidade trouxe consigo outro revés: a perda da liderança. Como esse era o famoso jogo de seis pontos, já que o Santa Cruz era vice-líder com a mesma quantidade de pontos, o Mecão inverteu a posição com o Tricolor e pode até perder mais uma posição na tabela, a depender do resultado do jogo entre Ferroviário-CE e Sousa-PB. Caso seja o vencedor, o time cearense chegará a 9 pontos e ultrapassará o Alvirrubro na tabela.

Foto: Gabriel Leite

A novidade na rodada é que a novela sobre as transmissões na série D chegou ao fim. A partida esquisita proposta pelo Mecão pôde ser assistida pelos quase 90 mil espectadores, que acessaram o canal da TV Coral, pelo Youtube. O jogo teve um começo truncado, com a bola passeando pelo meio do campo, sem que qualquer um dos times agredisse com intensidade a defesa do time adversário, embora o mandante, embalado pela torcida, conseguisse propor mais jogo e pressionar um pouco mais o Mecão.

A boa contenção do América, no entanto, foi por água abaixo após nosso ex, Thiago Galhardo, abrir o placar no Arruda, aos 22 minutos. Em um contra-ataque rápido, Geovany chutou, sem muita convicção, fora da grande área, para o que poderia ser uma defesa fácil de Renan Bragança. Mas dessa vez o nosso paredão errou feio. O goleiro não encaixou a defesa e ofereceu rebote bem nos pés do figurão Tricolor, que não contou conversa: mandou a bola para o fundo das redes.

O gol bobo mexeu com o psicológico do América, que se perdeu completamente em campo. Desorganizado e errando passes simples, o time viu o Santa crescer. E, como a danada da lei do ex não falha, Galhardo voltou a marcar, aos 39’, após boa troca de passes com William Junior, ampliando a vantagem e expondo as falhas do Mecão.

Na volta do intervalo, Moacir Junior reorganizou a casa com mudanças que surtiram efeito, trazendo de volta aquela tônica com a qual estávamos acostumados: um gatinho no primeiro tempo, um leão no segundo tempo. Aruá e Thiaguinho entraram para dar nova dinâmica ao time. Aruá, em especial, mudou o ritmo no meio-campo e foi peça fundamental na melhora da equipe. 

Já aos 9 minutos da etapa complementar, Aruá fez uma bonita jogada pela direita, livrando a marcação e cruzando para a área. Salatiel chegou a cabecear, mas Souza, nosso capita, deu – literalmente – uma voadora na bola que, sofrida, pingou no fundo das redes guardadas por Felipe Alves e diminuiu a diferença.

Foto: Gabriel Leite

Daí em diante, o que se viu foi um time completamente diferente daquele do primeiro tempo. Mais organizado, ofensivo e intenso, o Mecão pressionou o Santa Cruz em busca do empate, que quase veio em diversas oportunidades. Mas entre boas defesas do goleiro adversário e a velha afobação americana, o placar permaneceu inalterado. 

As muitas falhas individuais no primeiro tempo impediram o América de voltar com algum ponto na bagagem. A regularidade de que se gabava Moacir Junior foi água abaixo, não pela derrota, mas pela postura visivelmente perdida do time na etapa inicial. Fica o alerta: não basta ter um time bem montado no papel. É preciso que o rendimento acompanhe a expectativa. A oscilação entre tempos mostra que há peças e opções, mas falta equilíbrio.

O próximo desafio do América será contra o Santa Cruz-RN, no dia 18 de maio, às 16h30, na Arena das Dunas. Em casa e contra um adversário teoricamente conhecido, espera-se que o Mecão possa reencontrar o caminho da vitória e se manter na disputa pela liderança do grupo.

Por Carmen Gabrielli

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se