Com gol nos acréscimos, Bahia vence o Ceará na Arena Fonte Nova
Saudações Tricolores!
Finalmente o Esquadrão conquistou seu primeiro triunfo no Brasileirão. Bahia e Ceará se enfrentaram na noite desta segunda-feira (21), pela quinta rodada da competição, e Everton Ribeiro marcou o único gol da partida para o Tricolor.
Com o resultado positivo, o Bahia soma agora seis pontos no campeonato e subiu para a 13ª colocação. Mas desempenho ainda preocupa torcedores.

Partida
Devido ao desgaste de muitos jogadores, Rogério Ceni precisou fazer algumas mudanças na escalação. O Bahia iniciou com: Marcos Felipe, Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo, Iago Borduchi, Acevedo, Erick, Rodrigo Nestor, Cauly, Ademir e Lucho Rodríguez.
A primeira etapa começou de forma diferente do esperado. O Bahia não conseguiu exercer a pressão inicial e viu o Ceará adotar uma postura mais ofensiva e organizada. Apesar de ter mais posse de bola, o Esquadrão só acertou o alvo uma vez nas poucas tentativas feitas.
O Bahia teve uma boa chance com Lucho Rodríguez, mas o chute passou por cima. O Ceará respondeu com jogada pela direita, cruzando para Guilherme, mas Marcos Felipe saiu bem para cortar. O lance de mais perigo para os donos da casa foi quando Rodrigo Nestor cobrou uma falta que passou raspando a trave.
No intervalo, Rogério Ceni promoveu mudanças e lançou alguns titulares que haviam sido preservados: Everton Ribeiro, Erick Pulga, Juba e o jovem Tiago, que deu um novo ritmo ao meio-campo. Ainda assim, a criação de jogadas seguiu com dificuldades, e o goleiro Fernando Miguel pouco trabalhou. O Ceará também ameaçava pouco, mas teve uma chegada perigosa com Recalde aos 25’, finalizando com perigo.

Aos 41’, o jovem da base, Ruan Pablo, teve uma ótima oportunidade finalizando com força, mas parou em mais uma boa intervenção de Fernando Miguel. Nos minutos finais, o Bahia passou a pressionar mais, enquanto o Ceará tentava explorar os contra-ataques. A defesa tricolor se manteve firme e afastou os perigos. Já nos acréscimos, o jovem Tiago recebeu pela direita, invadiu a área e foi derrubado. A princípio, o árbitro não marcou pênalti, mas foi chamado pelo VAR. Após análise minuciosa, a penalidade foi confirmada. Everton Ribeiro cobrou com categoria no canto esquerdo e marcou o gol do triunfo, soltando o grito engasgado dos mais de 30 mil tricolores presentes na Fonte Nova.
O jogo terminou com triunfo por 1 a 0 para o Bahia. Apesar da comemoração pelos três pontos, muitos torcedores saíram com um sentimento dividido — inclusive eu — por verem uma equipe ainda apática em diversos momentos, sem uma efetividade ofensiva clara. Sabemos das dificuldades causadas pela sequência de jogos e o curto tempo de recuperação, mas a gestão do elenco e o entrosamento ainda precisam ser aprimorados.
Agenda
Agora, o foco do time se volta para a Libertadores. O desafio será contra o Atlético Nacional, na quinta-feira (24), às 21h, novamente na Arena Fonte Nova.
#BBMP #VamosBahêa #Brasileirão
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.