Saudações Tricolores!
Mais uma final de Copa do Nordeste à vista e, mais uma vez, Bahia e Ceará decidirão o título para saber qual é a melhor equipe do Nordeste. O primeiro jogo da final do Nordestão está marcado para este sábado (1), às 16h, no Estádio Pituaçu.
O Esquadrão de Aço e o time cearense vão disputar uma final pela terceira vez na história. Nas outras duas oportunidades, em 2015 e 2020 respectivamente, o Esquadrão viu o título escapar e voltou para casa sem a taça.
Depois desse “bi-vice”, vamos saber como vem o Bahia para a final.
O Tricolor vem embalado para este momento histórico depois de vencer na semifinal, nos pênaltis, a equipe do Fortaleza. Depois do jogo pela Copa Sul-Americana, o qual o Bahia também venceu, a preparação para a final começou com treinamento sendo realizado na quarta-feira (28), e este treino teve a presença de Lucas Fonseca, depois de cumprir isolamento por conta da COVID-19. Alguns participaram de atividade regenerativa e outros fizeram treino tático.
Na tarde de quinta-feira (29), o elenco realizou treinamento tático comandado por Dado Cavalcanti, onde ele também aproveitou para corrigir o posicionamento de alguns atletas. Após, os que atuaram no meio de semana fizeram um tipo de trabalho e os outros fizeram outras atividades.
Dado ainda não poderá contar com os goleiros Mateus Claus e Douglas Friedrich, sendo que o primeiro está em fase de transição e o segundo se recupera da COVID-19.
Dado Cavalcanti, em entrevista coletiva, projetou a final do Nordestão:
“Final não tem favorito. Duas equipes que qualquer uma delas pode vencer, ser campeã. Minha expectativa é entrar em campo com nível de concentração elevado, mesmo nível de competitividade dos jogos decisivos que enfrentamos anteriormente. A final está em aberto. Não tenho dúvida que serão dois grandes jogos. Confrontos entre duas grandes equipes. Então, histórico, retrospecto, favoritismo, tudo isso fica em segundo plano na hora da decisão”.
Em sete anos, esta será a quinta vez que o Bahia chega a uma final, e nesse tempo, levou a taça para casa em 2017.
Para o primeiro jogo, Dado deve mandar a campo a seguinte formação: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel e Thaciano; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.
Bora BAHÊA!
Por Adriene Domingos
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.