Ainda sem um nome confirmado para a casamata, as Gurias Coloradas vão até São Paulo enfrentar as Guerreiras Grenás
Na tarde deste Domingo de Páscoa (20), o Colorado entra em campo às 16h na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, diante da Ferroviária pela sexta rodada do Brasileirão A1. A TV Ferroviária transmite a partida com imagens pelo YouTube e ambos os times comentam o jogo em tempo real pelas suas redes no X (antigo Twitter).
O Internacional estará sem um comandante oficial em sua casamata, visto que o desligamento de Jorge Barcellos, técnico das Gurias até então, foi comunicado a partir de nota oficial durante a sexta-feira (18). Esse é o momento de reorganizar a casa e mostrar que o grupo é, sim, mais qualificado que os erros cometidos pela gestão anterior.

As Guerreiras Grenás vêm de uma vitória magra com apenas um gol em cima das meninas do 3B e ocupam a primeira posição da tabela do campeonato. Sua retrospectiva conta com 13 pontos conquistados em 4 vitórias e um empate por 1×1 com o Grêmio. Em pontos, estão empatadas com o Cruzeiro, porém as Guerreiras têm 10 gols de saldo, enquanto as Cabulosas têm apenas 7. Claramente um dos times mais difíceis de se enfrentar nesta reta inicial de campeonato, porém, nada que um time bem organizado não consiga encarar de igual para igual.
Do outro lado, o Inter vem de um jogo cansativo onde facilmente poderia ter segurado o empate ou mesmo ter alcançado a vitória em cima do Cruzeiro. Contudo, por conta de erros da zaga, as Gurias levaram a virada e o jogo acabou em 2×1 para as Cabulosas. O jogo contou com uma atmosfera bastante ansiogênica, que parecia ter se dissipado com o gol de empate marcado por Fefa Lacoste. Mesmo assim, por mais um erro da defesa, a Raposa virou e mais uma vez o Internacional terminou uma rodada sem pontuar. Finalmente, a direção decidiu olhar para as meninas e achou melhor desligar o treinador Jorge Barcellos.
É inegável a importância de Barcellos para a superação que o time passou na última temporada. Quando assumiu o Internacional em 2024, o técnico recebeu um time que perigava cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e com problemas no vestiário. Com um bom trabalho ofensivo, ele classificou o Inter para os playoffs da competição nacional e recuperou o relacionamento das meninas. Sob seu comando, a centroavante Priscila se tornou a maior venda do futebol brasileiro e, após a saída de peças chave do seu elenco no final do ano, jogadoras expressivas como Julia Bianchi e Rafa Mineira se apaixonaram pelo projeto do time gaúcho.
Depois de tantos altos e baixos sob o controle de Jorge, a sequência sem nenhuma vitória no ano de 2025 fez com que a gestão – que mal olha para o departamento feminino do Internacional – decidisse que o ciclo do treinador havia chegado ao fim. Segundo a torcida, a decisão veio com pelo menos três rodadas de atraso e muita paciência por conta do público. Antes tarde do que mais tarde, né?
Levando em consideração que o primeiro time que se repetiu inteiro foi protagonista de um empate chocho diante do Fluminense, enquanto o time carioca tinha uma jogadora a menos e uma derrota decepcionante para o Cruzeiro, dentro de casa. Espera-se que algumas alterações realistas sejam feitas nas 11 iniciais.
As Gurias Coloradas que devem entrar de titulares são: Mayara; Lorranny, Fefa Lacoste, Leticia Debiasi e Katrine; Jordana (Capelinha), Marzia e Julia Bianchi; Myka (Paola), Belén Aquino e Anny Marabá. O técnico interino que assumirá interinamente o comando do time até que o novo nome seja anunciado será David da Silva, multicampeão da base colorada.

Sabemos que a mudança de técnico no meio da temporada nunca é uma coisa positiva para o grupo e para a imagem do time para com os outros competidores. Mesmo assim, devemos nos agarrar na ideia de que uma mudança era tudo que a torcida estava pedindo e que o grupo estava precisando.
Uma nova pessoa na casamata talvez seja o necessário para colocar nosso clube de volta no eixo. Talvez seja o momento perfeito para investir em uma mulher para cuidar das nossas Gurias Coloradas, entendendo exatamente a posição social que elas ocupam dentro e fora do futebol. Eu sei que mulheres nem sempre são a resposta para a solução dos nossos problemas, mas, nesse caso, mulheres são as perguntas e a minha resposta é sim!
Os possíveis nomes apurados pela imprensa gaúcha foram Renata Augusto, treinadora da Seleção Brasileira Sub-20 e Lindsay Camila, treinadora brasileira que acabará o contrato com o Al-Ittihad Jabbah no final deste mês. Ambos os nomes me agradam muito e a própria Renata já demonstrou interesse em assumir o Inter por sentir grande identificação com o time. Contudo, isso é preocupação para semana que vem, quando anunciarem o novo comando. Este final de semana precisa ser focado em ter fé no trabalho de David da Silva e na vontade das Gurias de jogarem com o coração.
Mesmo que as últimas performances tenham tirado o pior de um grupo tão habilidoso e gostoso de acompanhar, a torcida colorada continua aqui. Mesmo que tenhamos dito que estávamos cansadas e que não assistríamos mais, a torcida colorada continuou aqui. Tivemos esperança em cada jogo. Vibramos o gol de Fefa contra o Cruzeiro como se não soubéssemos como aquele filme acabaria. Nós soltamos a mão de direções e técnicos, mas nunca das mulheres que escolhem batalhar ao nosso lado contra tudo e contra todos.
Para acabar este texto, animada com a possibilidade de tudo mudar a partir de agora, deixo o refrão de uma das minhas músicas favoritas das torcidas do Colorado lembrando o que tanto o grupo, quanto os comandantes, precisam ter em mente:
Saber que pra jogar no Inter sempre tem que lutar
Saber que tem que dar a vida como a Popular
Inter, eu te amo e te juro nunca abandonar
Por isso, não importa o que aconteça
Jogadoras, joguem pela camiseta!
Por Luiza Corrêa
*Esclarecemos que os textod trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo