Campeões Estaduais do TO e do RN se enfrentam pela Copa do Brasil

O América de Natal está em Araguaína, no Tocantins, onde enfrentará o União Atlético Clube, nesta quarta-feira (26), às 20h, pela primeira rodada da Copa do Brasil. A partida ocorrerá no Estádio Leôncio de Souza Miranda, o Mirandão, cujo gramado foi recém reformado e encontra-se em ótimas condições.
Até o momento em que esta coluna foi escrita não havia confirmação de transmissão em qualquer serviço de streaming ou TV aberta. Certamente deveremos fazer como os incas e os maias e acompanhar a partida através de rádios locais – como a Rádio Unitins FM – e a Marcos Lopes TV, pelo Youtube.
Este ano algumas modificações foram realizadas no regulamento do campeonato. Agora, a equipe visitante não tem qualquer vantagem no confronto. Caso haja empate, o resultado será obtido através da disputa de pênaltis. Quem perder, estará eliminado do certame. Haja coração!
América/RN e União/TO nunca se enfrentaram antes, o que faz dessa uma partida inédita. Enquanto o Mecão vai para a sua 28ª participação na Copa do Brasil, seu adversário irá disputá-la pela segunda vez, depois de 29 dos seus 32 anos de história, após ter conquistado o título do Campeonato Tocantinense de 2024.
A promessa para este jogo é de casa cheia, assim como ocorreu na final do estadual, ocasião em que o Guerreiro de Aço venceu o Tocantinópolis por 4 a 2, no placar agregado, e levou a Taça da competição. A torcida promete repetir esse feito e fazer a festa no estádio, já que a região não recebe jogos de médio/grande porte nacional desde a série C de 2011.
A última partida do União foi no domingo (23), ocasião em que enfrentou o Batalhão Futebol Clube, em Palmas/TO, pela quarta rodada do Campeonato Tocantinense. O placar deste jogo foi 2 a 2, o que deixou o espartano em uma situação complicada, em quinto lugar do campeonato estadual.
Já o Alvirrubro vem de uma vitória, de virada, por 2 a 1 sobre o Confiança/SE, pela Copa do Nordeste, na terça-feira (18). Este pequeno hiato entre as partidas deu ao Mecão a oportunidade de realizar treinos táticos e recuperar algumas peças a fim de estarem em condições de jogar essa partida pela Copa do Brasil.
Os meias Souza e Mikael, o lateral Lucas Mendes, que viajaram com a equipe para Araguaína no último domingo (23), devem estar à disposição do técnico Leston Júnior, após uma passagem desagradável pelo DM. São reforços importantes para que o time traga um bom resultado.

Com o gramado em plenas condições, o time bem descansado – apesar da longa viagem – e o retorno dos titulares de destaque para o grupo, é de se esperar uma boa atuação do time natalense, uma vez que o moral está em alta após esta última vitória.
Embora ainda não se possa contar com o zagueiro Rafael Jansen, que segue em transição, o América de Natal deve vir com a seguinte escalação: Renan Bragança; Lucas Mendes, Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba e Davi Gabriel; Ferreira, Marquinhos (Roldan) e Souza; Ítalo, Luidy (Giva) e Ricardo Bueno.
Por Carmen Gabrielli
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo