Futebol para ninar gente grande


Depois de perder para o Grêmio, Juventude enfeita o coração de confete e serpentina para estrear na Copa do Brasil

Foto: Fernando Alves/EC Juventude

Nesta terça-feira (25), o Ju entra em campo para disputar um confronto único contra o Dogão no estádio Willie Davids, em Maringá, às 19h30, marcando sua entrada na Copa do Brasil. A partida terá exibição com imagens pelo serviço de streaming Amazon Prime e a Rádio Gaúcha Serra inicia sua cobertura completa às 19h. A semana de carnaval já começa com uma batalha de vida ou morte para o alviverde de Caxias e tem que ter muito samba no pé para enfrentar jogos tão importantes acontecendo tão próximos.

Os jogos da Copa do Brasil geralmente têm sua dificuldade pautada no tempo demorado das viagens que requerem e na surpresa de encontrar um rival sem muito destaque em um ótimo estado. Nesse caso, nenhuma dessas coisas é uma real questão para o Juventude. O trajeto do Rio Grande do Sul até o Paraná não se equipara aos demais deslocamentos que outros times precisam realizar – como, por exemplo, o Grêmio saindo da capital gaúcha em direção à Roraima. E, apesar de esse ser o primeiro confronto na história entre o Dogão e o Ju, o Maringá chega com uma campanha de Campeonato Paranense muito repercutida, tendo vencido o rival Coritiba por um placar de 2 a 0 no último jogo valendo vaga nas quartas de final da competição. Quem não gosta de azarão fazendo festa, bom sujeito não é…

Do lado alviverde, o Papão vem de uma derrota sofrida e dolorosa contra o Grêmio no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. E espera festejar o sofrer e o penar do tricolor no próximo sábado (dia primeiro), a tempo de assistir aos desfiles. O pensamento focado no Gauchão pode servir de distração na hora do elenco se preparar para enfrentar o Maringá fora de casa, o que seria bastante perigoso. A necessidade agora é que tanto o professor Fábio Matias, quanto os jogadores entendam que as duas competições são importantes para o bom andamento da temporada e consigam dividir as atenções de maneira que nenhum jogo saia prejudicado.

Visando a decisão do próximo final de semana, é possível que peças chave do elenco fiquem em campo por menos tempo, mas com sete desfalques no departamento médico é difícil de fazer um grande malabarismo na escolha dos nomes. Principalmente se tratando de uma decisão em mata-mata, Fábio Matias deve começar o jogo com uma escalação mais próxima do que o time está acostumado e mexer ao longo do jogo para evitar desgaste. Muito provavelmente não veremos Nenê atuando mais uma vez, o que é uma pena.

Na possibilidade de decisão por pênaltis acontecer, o goleiro Gustavo tem uma estatística interessante ao seu lado. De acordo com os números, o jogador defende um a cada quatro penais, o que torna maiores as chances de uma defesa milagrosa acontecer caso seja necessário. Se o protetor dos arcos estava se guardando para quando o carnaval chegasse, a hora é agora!

Foto: Fernando Alves/EC Juventude

O time que provavelmente iniciará o confronto com o Maringá é: Gustavo; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Marcos Paulo; Giraldo, Jadson e Mandaca; Ênio, Batalla e Erick Farias.

Junto com os reservas mágicos, estes onze nomes carregam a responsabilidade de mostrar que jogos como o do último sábado não são o normal do atual time do Juventude e, sim, dias eventuais em que a bola parece mais pesada. Está na hora de lembrar que samba é o grande poder transformador e mostrar que o futebol do Ju com Fábio Matias na casamata empolga e pode garantir boas colocações em competições estaduais e regionais.

Se eu pudesse dizer qualquer coisa ao professor e aos jogadores que tiveram desempenho abaixo do esperado, citaria uma das letras mais icônicas do compositor Paulo Vanzolini: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”

Por Luiza Corrêa

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se