Grêmio vence São Raimundo nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (19), o Grêmio viajou para Boa Vista, em Roraima, para visitar o São Raimundo, pela 1ª fase da Copa do Brasil. A partida terminou empatada por 1 a 1 no tempo normal, e, nos pênaltis, o Tricolor Gaúcho levou a melhor e venceu por 4 a 1. Com este resultado, o Imortal está classificado para a próxima fase e aguarda a definição da partida entre Barcelona de Ilhéus-BA e Athletic Club, de Minas Gerais, para conhecer seu adversário.
O técnico Gustavo Quinteros escalou a seguinte equipe: Volpi; João Pedro (João Lucas). Rodrigo Ely, Jemerson e Lucas Esteves; Cuéllar, Villasanti (Edenilson) e Cristaldo; Cristian Oliveira, Aravena (Amazu e Arezo) e Braithwaite.
A torcida gremista esteve em peso presente para prestigiar e apoiar a equipe na sua estreia na Copa do Brasil. Em sua primeira passagem por Roraima, tinha tudo para ser uma noite agradável e histórica para a Nação Tricolor, porém, como nada é fácil para essa torcida que tanto sofre, que tem a alma copeira e fé inabalável, precisou esperar 90 minutos para começar a respirar.
A partida começou truncada, com o Grêmio sendo pressionado pelo adversário, que buscava finalizações levando perigo a defesa, foi um primeiro tempo sem brilho, sem emoção e que assustou a toda a torcida que acompanhava, um time sem qualidade, com erros e falhas absurdas. Aos 20 minutos, Kanté abriu o placar para o São Raimundo. A partida seguiu com o Tricolor se defendendo e tentando criar oportunidades.
Na etapa complementar, o Grêmio voltou com mais intensidade e arriscando, porém sem muito sucesso, e o goleiro Volpi teve bastante trabalho com o adversário. A torcida teve um verdadeiro “balde de água fria” jogada na sua cabeça, pois não conseguia acreditar na atuação dentro das quatro linhas, afinal, haviam poupado jogadores para a competição e o resultado do que se viu em campo era lastimável.
Aos 47 minutos, Monsalve cobrou escanteio e a bola foi direto nos pés do estreante Cristian Olivera, que com um belo chute marcou um golaço empatando a partida. Grêmio 1 a 1 São Raimundo.
Durante o tempo normal, no primeiro tempo João Pedro precisou ser substituído devido a dores no tornozelo, após pancadas. No segundo tempo, Edenilson foi expulso, após confusão com Klebinho da equipe adversária.
As equipes foram para as penalidades definir quem avançava na competição: o Grêmio converteu suas cobranças com Braithwaite, Jemerson, Arezo e Volpi. O São Raimundo converteu de Juninho, Luã mandou para fora e Volpi defendeu a cobrança de Klebinho.
Que sufoco é ser Gremista, minha gente. Tem que ter saúde para aguentar, 90 minutos de um jogo truncado e depois passar por pênaltis, sabendo que vale tudo ou nada. Criticam tanto o goleiro Volpi, porém ele foi o destaque da estreia da Copa do Brasil, fez uma bela defesa de pênalti e marcou um golaço, carimbando o passaporte para a 2ª fase da competição, ou seja, salvou o Grêmio de um vexame.

Agenda
A próxima partida será no sábado (22), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, contra o Juventude, em partida de volta das semifinais do Campeonato Gaúcho.
Marcy Dutra
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo