Com episódio de racismo, Grêmio garante classificação na Brasil Ladies Cup 2024
Não podemos mais tolerar qualquer forma de racismo em nossa sociedade! Na última sexta-feira (20), no Canindé, em partida válida pela última rodada da fase de classificação da Brasil Ladies Cup entre Gurias Gremistas e River Plate, ocorreu um caso de injúria racial.
Nos minutos finais da primeira etapa, após o gol de empate, as atletas do River fizeram gestos racistas para um gandula. As Gurias Gremistas se revoltaram com o ocorrido e defenderam o rapaz, no entanto também foram vítimas de racismo com ofensas e gestos das adversárias.
Abaladas e em comum acordo com a comissão técnica e os dirigentes, as gremistas se reuniram e se retiraram do campo. Diante dos atos vergonhosos das atletas argentinas, o árbitro interrompeu a partida e acabou expulsando seis jogadoras do River, encerrando o jogo com o empate.
Com o resultado, as Gurias Gremistas se classificaram para a próxima fase, mas ficamos revoltados com o ocorrido. Nos solidarizamos com as gurias e o gandula.
Ao final, foi registrado um boletim de ocorrência na delegacia responsável. A comissão técnica e as jogadoras exigem punição pelos atos deprimentes, porque é inadmissível que em pleno ano de 2024, ainda ocorram atos de racismo no futebol.
Diante do ocorrido, o Grêmio se posicionou:
“Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, inspirados em alguns dos nossos maiores ídolos como o Everaldo, estrela na bandeira Tricolor, Lupicínio Rodrigues, autor do hino Imortal, Tarciso Flecha Negra, lenda do ataque e atualmente mascote do Clube e Marianita, pioneira do futebol feminino e maior jogadora Gremista de todos os tempos”.
Na manhã deste sábado (21), o comitê organizador da competição decidiu pela exclusão definitiva do River Plate-ARG.
AGENDA
A próxima partida das Gurias será no domingo (22), no Estádio do Canindé, em São Paulo, contra o Bahia.
Marcy Dutra
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo