Conheça a morada do Dourado, caçula do Brasileirão
A Arena Pantanal foi construída para receber grandes jogos e para substituir o antigo Estádio Governador José Fragelli (Verdão). Localizada na capital do Mato Grosso, Cuiabá, a Arena tem capacidade para 43 mil pessoas, porém, como foi feita com eixos pré-moldados, sua capacidade foi reduzida para 20 mil pessoas posteriormente.
A primeira partida realizada no estádio foi entre Mixto e Santos, no dia 02 de abril de 2014, com um público de 17 mil pessoas. A Arena também foi palco de partidas da Copa do Mundo em 2014, recebendo as seleções da Austrália, Coréia do Sul, Chile, Bósnia, Nigéria, Japão, Colômbia, Rússia e Herzegovina.
Sua administração é feita pelo Governo do Estado que, atualmente, usa uma parte da infraestrutura como centro de triagem para os moradores realizarem testes de Covid. Além disso, na Arena também funciona a escola Governador José Fragelli, que atende cerca de 400 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. E pensar que em 2017, a Arena Pantanal foi vista como Elefante Branco, pois só recebeu 22 partidas…
A Arena Pantanal é um estádio moderno, lindíssimo, dona de uma arquitetura diferente dos demais, pois não tem o formato circular ou oval clássico. Sentimos falta de visitas guiadas para valorizar mais este patrimônio concebido com dinheiro público e que tem potencial de dar mais retorno à sociedade.
Atualmente, o Cuiabá manda os seus jogos no estádio. O time que não tinha tradição no futebol até então, chegou a elite do futebol brasileiro e quer mostrar sua força. Por isso, a esperança é que o governo do Estado invista na melhoria dos espaços, pois quando foi inaugurada a Arena era linda, segura e organizada e sonhamos em tê-la sempre assim.
Infelizmente, a nossa Arena está entregue à própria sorte. Parte das instalações estão em processo de deterioração, sofrendo com o abandono. Existem ainda problemas com os setores, pois três setores de arquibancadas estão interditados por falta de manutenção. Nos jogos antes da pandemia, a torcida local ficava em um setor e a visitante, na parte de cima do mesmo local, sendo separadas por um cordão de policiais, o que gerava grandes brigas ao final dos jogos.
Ao redor do empreendimento foi construída uma área de lazer para que as famílias possam se divertir. Neste lugar antes da pandemia eram realizados shows, aulas de música, instrutores ensinavam a andar de bicicleta, skate, enfim, as famílias se reuniam, jovens se encontravam para colocar a conversa em dia.
Essa é a Arena Pantanal que já sediou e sediará jogos importantes, principalmente com uma equipe do estado na Série A em 2021. Por isso é preciso tomar providências para que ela seja bem conservada, afinal, é um dos cartões postais da capital mato-grossense.
Fonte: Internet, Governo de MT, Uol, Globo Esporte/MT
Por: Taisa Alvarenga e Terezinha Alvarenga
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.