Classificado para Libertadores, Tricolor foi ao Rio “cumprir tabela” com equipe reserva
Com objetivo conquistado e sem pretensões, no domingo (9), o São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Botafogo. William Gomes marcou para o tricolor. A partida marcou o encerramento do Campeonato Brasileiro e deu o título a equipe carioca.
A equipe foi escalada em sua maioria com jogadores reservas. Os 11 iniciais foram: Jandrei; Ruan Tressoldi, Alan Franco, Sabino e Patryck. Santi, Marcos Antonio e Nestor; Igor Vinícius, William Gomes e André Silva. A grande diferença estava no banco, a presença de atletas do sub-20 e a titularidade de Wiliam Gomes. Ryan Francisco e Igão estrearam pelo profissional, ambos entraram aos 44’ do segundo tempo.
O São Paulo demonstrou pouquíssimo interesse no jogo. Ainda assim, no segundo tempo, William Gomes aproveitou uma falha de Marlon Freitas para empatar o jogo aos 17 minutos.
A partida passou boa parte em 1 a 1, o equilíbrio entre as equipes estava forte, até que, nos acréscimos, Gregore, um símbolo da capacidade física do Botafogo, roubou a bola em uma saída errada de Jandrei e Santi Longo e finalizou para garantir a vitória e sacramentar a conquista.
Em 2024, Luis Zubeldía comandou o Tricolor em 49 partidas, com 24 vitórias, 13 empates e 12 derrotas. O treinador comentou sobre os objetivos para a temporada de 2025:
“Classificar para a Libertadores foi importante, mas agora temos que fazer um grande trabalho para ir em busca do Paulista, somar mais pontos e estar mais acima ainda no Brasileirão e, claro, chegar nos estágios finais da Copa do Brasil e da Libertadores, que é o que pretendemos”, disse o treinador.
Zubeldia analisou a temporada e fez considerações importantes:
“O saldo da temporada do São Paulo é positivo. Começou o ano com a conquista da Supercopa, depois teve um Paulista sem os resultados esperados, um início de Brasileirão difícil, mas que foi corrigido e terminou cumprindo um objetivo muito importante dentro desta competição que era estar na Copa Libertadores. Para quem olha de fora, pode achar que isso sempre acontece com os times grandes, mas sabemos que não é assim. Hoje há muitas equipes fortes. Então ter conquistado essa vaga de forma antecipada foi muito bom. Esta equipe, se certas situações não tivessem acontecido, poderia ter terminado o campeonato com 65, 67 pontos. Na Libertadores e na Copa do Brasil competimos bem, mas pequenas coisas fizeram com que não avançássemos mais”, disse o treinador.
O elenco do São Paulo terá um mês de férias e voltará aos trabalhos no dia 8 de janeiro, quando viaja aos Estados Unidos, local escolhido para a realização da pré-temporada. Em solo norte-americano, o Tricolor enfrentará o Cruzeiro no dia 15 de janeiro, e o Flamengo no dia 19.
Finalmente férias! Vamos, São Paulo.
Por Vitória Machado
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.