De virada, Verdão consegue bom resultado fora de casa e conquista mais 3 pontinhos
Na noite desta sexta-feira (23), o Palmeiras foi até Campinas e venceu o Guarani de virada por 2 a 1. Com um time reserva, lei de ex e gol do adversário anulado, a equipe de Abel Ferreira quebrou a sequência ruim no Paulistão. Além do jejum, também foi quebrado o tabu de não vencer os donos da casa no Brinco de Ouro desde 2003.
O JOGO
Com os reservas em campo, o Palmeiras teve um primeiro tempo bem apagado e foi bastante pressionado pelo adversário, que conseguiu levar bastante perigo à meta de Vinicius e abriu o placar aos 13 minutos. O Alviverde da capital só conseguiu assustar o Guarani na casa dos 23′, após perigosa cobrança de escanteio de Scarpa, que exigiu uma boa defesa de Rafael Martins.
No entanto, os donos da casa seguiram jogando melhor e em uma falha de Henri quase fizeram o segundo. O goleiro alviverde saiu bem para fazer a defesa e ainda segurou o rebote, impedindo o adversário de ampliar sua vantagem. O Palmeiras quase chegou ao empate lá pelos 30 minutos em cobrança de falta direta. Scarpa bateu forte, mas a bola desviou na barreira e carimbou o travessão.
O Bugre não diminuiu o ritmo e chegou a marcar o segundo na reta final da primeira etapa, mas graças aos deuses do futebol, o gol foi anulado por impedimento após confirmação do VAR. Aos 46′, veio o gol de empate do Verdão. Após cruzamento de Gabriel Menino, Gustavo Scarpa subiu para cabecear, mas não pegou muito bem na bola, que desviou em Ludke, enganou Rafael Martins e morreu no fundo das redes.
A segunda etapa começou agitada e o Palmeiras voltou do intervalo mais ligado, porém, foi o Guarani que quase marcou o segundo aos 8′. A ‘equipa’ de Abel Ferreira respondeu aos 17 minutos, após Bigode receber cruzamento de Esteves e cabecear com perigo, mas a bola tirou tinta da trave e foi para fora.
As alterações feitas pelo ‘portuga’ se mostraram eficientes, fazendo o time jogar melhor e chegar à virada aos 24′. Gustavo Garcia lançou Zé Rafael pela direita, que cruzou na área com precisão. Desta vez, Willian não errou o bote e marcou o segundo para o Palmeiras, aplicando aquela lei que quase não falha: a lei do ex.
Jogando melhor que no primeiro tempo, o Palmeiras teve a chance de marcar o terceiro logo em seguida com Garcia, que recebeu pela direita e bateu colocado, mas a bola acabou saindo. No decorrer da etapa complementar o Alviverde não conseguiu criar novas oportunidades mas também não levou pressão do adversário, que só teve uma nova chance aos 47. Com o apito final, veio o triunfo e o alívio de voltar a vencer no estadual após 3 jogos seguidos.
Com a vitória, o Palmeiras chega a 12 pontos e volta a respirar no Paulistão. A equipe volta a campo neste domingo (25), diante do Mirassol, também pelo estadual.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.