O Coritiba chega, neste sábado (12/10), aos 115 anos de história, com diversas celebrações e novos espaços no estádio Couto Pereira. Entre as novidades, estão o Museu da Glória, o Coxa Sports Bar e uma nova loja oficial. Além disso, o clube lançou sua terceira camisa em homenagem ao jogador Breyer, que deu origem ao apelido coxa-branca.
O “Coxa Day” também foi marcado com diversas atividades para os torcedores neste sábado, como venda e troca de camisetas históricas, feira de adoção de animais e show da bateria da torcida organizada Império Alviverde. A celebração dos 115 anos reforça a conexão do clube com sua torcida e seu compromisso com o futuro.
O Museu da Glória, que preserva a trajetória centenária do clube, se junta ao Coxa Sports Bar, novo ponto de encontro da torcida, e à loja oficial, onde os torcedores – que sempre marcam presença nos jogos do Couto Pereira, podem adquirir produtos exclusivos, incluindo o novo uniforme.
O Coritiba é um dos times mais antigos do futebol brasileiro. Fundado em 1909, o time acumula 39 títulos estaduais, 1 campeonato brasileiro da série A e 2 títulos nacionais da série B. Os grandes artilheiros da história do clube também são lembrados, com destaque para Duílio, que lidera a lista com 206 gols, seguido por Neno (134), Ivo (129) e outros craques que deixaram suas marcas no clube. Recentes ídolos, como Keirrison (72 gols) e Alex (69), continuam a ser reverenciados pela torcida. Além disso, o Coxa revelou para o futebol grandes nomes como Alex, Adriano, Rafinha e Miranda.
O passado de glórias está um pouco distante do momento atual do clube, que vive um momento de incerteza dentro de campo, lutando constantemente pelo G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe tem sofrido com a irregularidade e a pressão por resultados, fatores que dificultam sua briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro.
Nas últimas partidas, o time busca equilibrar o desempenho em campo com um planejamento de longo prazo, mirando não só o retorno à Série A, mas também a consolidação de um futuro promissor. Agora com 115 anos de história, o Coritiba se mantém como um gigante do futebol paranaense, carregando consigo uma tradição de glórias e superações. O clube continua a escrever sua história, sempre com os olhos voltados para novos desafios e conquistas, tanto no presente quanto no futuro.
Neste domingo (13/10), os torcedores alviverdes têm um encontro marcado no Couto Pereira para celebrar o aniversário do clube. Enfrentaremos o Amazonas às 16 horas, com uma novidade no elenco: ele mesmo, Alef Manga. O craque volta aos jogadores relacionados como a peça que faltava para o acesso à série A.
Sabemos que o futebol é feito de histórias e essa está muito bem escrita: o retorno do jogador que, para alguns torcedores, tem o poder de decidir partidas, volta para colocar o time na elite do Campeonato Brasileiro. É uma história e tanto, mas vamos esperar para ver.
Enquanto isso, vamos celebrar o aniversário do primeiro time paranaense a ser campeão brasileiro.
“Lá no alto de tantas glórias, brilhou, brilhou, um novo sol. Clareando com seus raios verde e branco, encantando o país do futebol”.
Por Raphaela Heinzen
Esclarecemos que os textos trazidos não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.