Com quebra de recorde de público, Palmeiras vence o Vasco em Brasília
No último domingo (22), o Palmeiras enfrentou o Vasco na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu por 1 a 0. Com a vitória, o Alviverde alcançou sua quinta vitória consecutiva, enquanto o Cruzmaltino segue com o jejum de nove anos sem vencer o Palestra. Além disso, o jogo marcou a quebra do recorde de público na temporada do futebol brasileiro. Foram vendidos 64.186 ingressos, mas apenas 62.186 torcedores compareceram.
O Verdão estudou bastante o adversário no primeiro tempo, tentando induzir o erro da equipe Vascaína. Felipe Anderson e Flaco Lopez foram acionados algumas vezes, mas não tiveram êxito no último terço. Aos 25 minutos, devido à pressão do Alviverde, Rayan do Vasco deu um presente para Flaco, que invadiu a área e bateu no canto direito para abrir o placar.
Aos 37, o goleiro Weverton realizou uma bela defesa. David recebeu e chutou de fora da área. Weverton se esticou para evitar o gol de empate.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o Palmeiras buscava ampliar o marcador. Em cobrança de escanteio, Murilo se antecipou e cabeceou por cima do gol. Em seguida, Raphael Veiga tentou de fora da área, mas a bola bateu na trave e foi para fora em tiro de meta.
No segundo tempo, a equipe do Verdão continuou pressionando a saída de bola do Cruzmaltino. Com apenas 6 minutos, Flaco recebeu cruzamento e finalizou de bicicleta, mas acertou o travessão.
Assim como no primeiro tempo, o Palmeiras finalizou pouco e, quando chegou ao ataque, não levou perigo ao gol de Léo Jardim.
Aos 20, aconteceu a polêmica do jogo. Puma cruza e a bola bate na mão do lateral Vanderlan. No primeiro instante, o árbitro marcou falta, pois entendeu que era de fora da área. O VAR chamou o juiz para rever o lance e o árbitro anulou a falta, pois o braço estava colado ao corpo.
Depois do lance, o Vasco incomodou a defesa do Palmeiras, mas Weverton fez boas defesas e terminou o jogo com a baliza zerada.
Na coletiva de imprensa, o técnico Abel Ferreira demonstrou satisfação com a decisão da arbitragem.
“Acho que o árbitro e o VAR seguiram exatamente a regra. É minha opinião só. Como marcou falta, se não marca, o VAR não chamaria. Como marcou falta, alguém do VAR disse: ‘Olha, vem aqui ver porque marcou falta’. Foi ver e analisou. Na minha opinião, seguiu a regra. A bola bateu na mão, correto, mas está numa posição natural e encolhido no corpo. Está é minha interpretação.”
A vitória sobre a equipe Vascaína levou o Palmeiras aos 53 pontos na tabela do Brasileirão, na segunda posição, mantendo três de distância para o líder Botafogo. O treinador ainda declarou que a equipe está pensando em um jogo de cada vez.
“É jogar um jogo de cada vez. Como eu disse da última vez, é um jogo de cada vez. Nesse momento o Botafogo está na frente e por mérito próprio, por mérito da direção, por seu treinador, jogadores… O Palmeiras entra em tudo que entra para brigar. Felizmente ou infelizmente, estamos fora das copas.”
O Verdão volta a campo no próximo sábado (28), às 18h30, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando enfrenta o Atlético-MG, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Por Tamara Ferreira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo