Botafogo elimina o Palmeiras da Libertadores e se classifica para as quartas da competição
O Botafogo foi recebido pelo Palmeiras nesta quarta-feira (21), no Allianz Parque, às 21h30, pela segunda partida das oitavas de final da Libertadores. O resultado foi um empate por 2 a 2, com gols de Igor Jesus e Savarino para o Glorioso, e foi o suficiente para levar o Alvinegro à classificação para as quartas, já que em casa venceu por 2 a 1 no primeiro confronto – vitória de 4 a 3 no placar agregado.
Com isso, das últimas cinco temporadas de Abel Ferreira sob o comando do Palmeiras, é a primeira vez que o Porco é eliminado na Libertadores antes das semifinais. O Botafogo, por sua vez, segue líder do Campeonato Brasileiro e agora avança às quartas por seus méritos depois de uma vitória louca e emocionante.
A classificação rendeu aos cofres alvinegros mais de R$9,3 milhões na atual cotação em prêmio.
SOBRE A PARTIDA
O Glorioso iniciou a partida muito bem e por volta dos 5’ já mandou uma bola no travessão com um chute de Savarino. O Alvinegro dominou os 15 primeiros minutos, mas depois passou a sentir a pressão de jogar fora de casa. Com isso, o Palmeiras começou a ter o controle do jogo e pressionou até o fim da primeira etapa. Até o apito, o Palmeiras explorou bastante pelo lado direito, mas o Botafogo conseguiu segurar e levar o 0 a 0 para o segundo tempo.
Luiz Henrique sentiu no primeiro tempo após fazer um desarme, mas quis permanecer em campo. Porém, Artur Jorge optou por resguardá-lo e o substituiu no intervalo para a volta do jogo. O treinador Alvinegro ainda esclareceu na coletiva pós-jogo que o poupou, já que o camisa 7 do Botafogo tem chance de ser convocado para a Seleção Brasileira.
No segundo tempo, o Palmeiras manteve o mesmo ritmo e continuou pressionando o Botafogo. Porém, o Glorioso aproveitou muito bem a primeira chance que teve e marcou 1 a 0 aos 11’: Matheus Martins, que foi acionado para a segunda etapa, ganhou uma dividida pelo lado direito e tocou para Savarino, que estava dentro da área. O camisa 10 não conseguiu finalizar, mas deu o passe certo e necessário para Igor Jesus chegar e marcar para o Fogão.
Aos 18’, o Glorioso ampliou. Matheus Martins novamente deu um lindo passe para Savarino e o deixou cara a cara com Weverton. Savarino marcou um golaço. 2 a 0 Botafogo.
O tempo foi passando e a vitória já parecia certa. Porém, o time da casa não desistiu e buscou até o último minuto. O primeiro gol do Palmeiras saiu em um cruzamento de Gabriel Menino na área para Flaco López, livre de marcação, cabecear. Após desvio de Aníbal Moreno na área aos 44’, Rony ficou com a sobra e finalizou, deixando tudo igual no Allianz.
Nos acréscimos, Gustavo Gómez fez o que seria o terceiro do Palmeiras, mas o VAR foi acionado para revisão e anulou o gol por mão do zagueiro na bola. Para finalizar, o último lance do jogo foi em uma cobrança de falta a favor do Palmeiras. Gabriel Menino acertou a bola no travessão e o jogo deveria ter sido finalizado logo após a cobrança, porém, o árbitro ainda deixou o jogo seguir por mais uns minutos, mas o Botafogo conseguiu segurar o placar e garantir a classificação mesmo fora de casa. UFA!
O próximo jogo do Fogão será fora de casa novamente, na Arena Fonte Nova, no domingo (25), às 16h, contra o Bahia, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, o Glorioso agora aguarda pelo São Paulo ou pelo Nacional-URU nas quartas, onde o adversário ainda será definido no confronto desta quinta (22).
Por Julia Calabria
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.