MASSACRE ALVINEGRO


Glorioso goleia o Flamengo em clássico no Niltão  

Foto: Vitor Silva 

Com festa da torcida Alvinegra, Botafogo dá show em campo, vence o Flamengo por 4×1 e reassume a liderança do Brasileirão. A partida foi disputada neste domingo (18), às 18h30, no Estádio Nilton Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

SOBRE A PARTIDA

O início da partida já indicava o que estava por vir. O Botafogo começou o duelo pressionando e conseguiu ficar em vantagem logo aos 3’, quando Marlon Freitas deu um lindo lançamento para Mateo Ponte, que cabeceou no cantinho para abrir o placar. 

Depois do gol, o time continuou criando outras chances e chegou com perigo novamente com um belo chute de Marlon Freitas de fora da área, que exigiu grande defesa de Rossi. O Glorioso começou a baixar um pouco o ritmo de jogo e veio o castigo: após belo passe de Léo Ortiz, Bruno Henrique ficou cara a cara com John e chutou por cobertura para empatar aos 23’. Ainda no primeiro tempo, o Alvinegro chegou a ficar na frente novamente com gol de Igor Jesus, que foi anulado por impedimento de Gregore no lance.

Na segunda etapa, o Botafogo voltou faminto e produzindo muito ofensivamente e, como resultado, chegou ao gol de vantagem aos 8’, após jogada individual de Almada, que carregou a bola e chutou com perigo para o gol. A bola rebateu na zaga e sobrou para Igor Jesus empurrar para dentro. 

Logo após, o Glorioso sofreu um pênalti em cima de Luiz Henrique, Almada foi para a cobrança e desperdiçou. Depois disso, o Botafogo começou a colecionar chances perdidas, com Tiquinho isolando a bola na marca do pênalti, Savarino chutando fraco cara a cara com o goleiro, Luiz Henrique chutando rente a trave e Matheus Martins também desperdiçando cara a cara com Rossi. 

Em chances desperdiçadas, o Alvinegro já estava goleando, mas a bola insistia em não entrar, até que aos 39’ Savarino recebeu na ponta direita e cruzou na medida para Matheus Martins completar para o gol e fazer 3×1. Já no apagar das luzes e nos acréscimos, Matheus Martins novamente fez uma linda jogada individual e chutou de esquerda no ângulo para fechar o caixão e decretar a goleada no placar, 4×1.

GOLEADA HISTÓRICA

Que o Glorioso desfilou em campo isso não é novidade para ninguém, o placar de 4×1 ficou barato para a equipe da Gávea, que poderia ter sofrido no mínimo mais dois gols em chances claras desperdiçadas pelo Alvinegro. Mesmo com o placar “magro” comparado às oportunidades que o time produziu na segunda etapa, essa foi a maior goleada do Botafogo contra o Flamengo nos últimos 52 anos. Na ocasião, o Glorioso venceu por 6×0 em 1972, em uma partida também do Campeonato Brasileiro.

Artur Jorge destacou o domínio da equipe e comentou sobre as chances desperdiçadas na segunda etapa:

“É uma vitória muito importante para nós, não só pelos três pontos, mas porque vencemos um rival que estava próximo na classificação. Fizemos um começo muito forte, um gol muito cedo, depois do gol não gostei muito por termos baixado muito a intensidade, ficamos muito desguardados em vez de continuar com nossa dinâmica ofensiva. Acabamos por uma desatenção, um erro, sofrer o gol.

Tivemos que corrigir e tivemos um segundo tempo todo nosso. Fizemos mais três gols, tivemos oportunidade para fazer outros tantos. Faltou eficácia, mas é uma vitória importante, uma vitória só, mas que foi merecidamente conquistada por nós naquilo que foi empenho, competência, entrega de todos os jogadores”.

Foto: reprodução Internet 

QUEBRA DE TABUS

Além da vitória, o Botafogo conseguiu quebrar dois tabus importantes contra o Flamengo: o primeiro deles é que o Alvinegro não vencia o rival no Nilton Santos há quase 6 anos, quando venceu por 2×1 em 10 de novembro de 2018. 

Outro tabu que foi quebrado foi o Glorioso vencer o Rubro-Negro nos dois turnos do Brasileirão, algo que não acontecia desde 2005. Com a vitória por 2×0 no Maracanã e a goleada de 4×1, o Botafogo fecha o confronto com um massacre de 6×1 no agregado contra o Flamengo.

DESTAQUES DO JOGO

Em uma noite de atuação como essa, fica difícil destacar somente um ou outro jogador. Para uma goleada e um domínio assim, todos os jogadores deram tudo de si e estiveram em altíssimo nível para conseguir o resultado. Dito isso, podemos destacar todo o setor defensivo que foi muito sólido, o meio-campo que brigou por todas as bolas e ganharam praticamente todas as divididas e na parte da frente já  entramos no brilho individual dos atletas. 

Luiz Henrique fez mais uma partida excepcional e com certeza Ayrton Lucas continua tendo pesadelos com ele. Almada, embora tenha desperdiçado um pênalti, jogou muito bem e criou jogadas de gols. Igor Jesus mais uma vez vem se mostrando muito confiável, está marcando em todos os jogos. Por fim, mas não menos importante, destacar a partida de Matheus Martins, que entrou e acabou com o jogo com dois gols e outras grandes chances criadas. 

PRÓXIMA PARTIDA 

O time Alvinegro volta ao campo, na próxima quarta-feira (21), contra o Palmeiras, em jogo decisivo valendo vaga nas quartas da Libertadores. A partida será às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque.

Por Rafaela Esteves 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se