Jogar em Itaquera nunca é tarefa fácil, e mais uma vez o Imortal Tricolor encarou um grande desafio. Grêmio e Corinthians se enfrentaram nesta quinta-feira (25), com o objetivo de somar pontos preciosos na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.
Em campo, a disputa foi acirrada, com ambos os times mostrando muita garra e determinação, buscando cada espaço do gramado e aproveitando cada oportunidade de ataque. O Grêmio, conhecido por sua resiliência, tentou impor seu ritmo de jogo, enquanto o Corinthians, aproveitando o apoio da sua fanática torcida, buscava manter a posse de bola e pressionar o adversário.
O Tricolor Gaúcho até saiu na frente, mas cedeu o empate. O Imortal chegou a virar o placar, mas, nos minutos finais, novamente cedeu o empate, e a partida se encerrou com o placar de 2 a 2. Apesar de importante, o resultado poderia ter sido diferente, não só pelo desempenho gremista, mas também pelas decisões polêmicas da arbitragem que favoreceram o Corinthians. Com esse empate, o Grêmio ocupa a 17ª colocação com 15 pontos, ficando à beira de sair da zona de rebaixamento. A equipe agora precisa de uma sequência positiva para se afastar do Z-4.
A etapa inicial começou com a promessa de um grande jogo, como se espera de duas grandes equipes, e bastou apenas 1’ para o Tricolor Gaúcho abrir o placar. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para a cabeça de Rodrigo Ely, que marcou para o Imortal.
A partida começou a mudar após um pênalti polêmico. Após interferência do VAR, o árbitro marcou penalidade de Kannemann em Romero, alegando que o zagueiro gremista puxou o adversário. Yuri Alberto cobrou e converteu, deixando tudo igual. O Grêmio continuou atacando e colocando pressão, e Cristaldo chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento.
O primeiro tempo acabou com a sensação de que o Grêmio mais uma vez foi prejudicado com a atuação da arbitragem diante do Corinthians e, diante disso, na saída de campo o goleiro Marchesín fez um desabafo:
“Isso é uma vergonha. O que está acontecendo aqui é uma vergonha. Não importa se sou expulso, se vou ser punido. Vir jogar aqui, com o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, estamos sofrendo para c*****, longe da família e ver o que está acontecendo aqui, marcar o pênalti como marcaram, é uma vergonha. O Grêmio é muito grande para sofrer isso, o Corinthians é muito grande, é uma vergonha.”
E foi em clima de injustiça que a etapa complementar começou. Mais à vontade no jogo, o Corinthians impôs um ritmo diferente, levando mais perigo ao gol gremista. Por outro lado, o Grêmio estava focado na vitória e acabou abrindo vantagem novamente aos 30’ com Villasanti, que em uma bela jogada e um belo chute, balançou as redes do Timão. E quando tudo parecia se encaminhar para a vitória do Imortal, aos 41’, Garro deixou tudo igual, empatando a partida.
Agora o Grêmio volta a campo no próximo domingo (28), para enfrentar o Vasco na Arena Condá, em Chapecó, às 19h.
Por Noara Tainá
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.