Com golaço da cria e notificação do Rústico, Verdão vence em casa
Palmeiras e Bahia se encontraram na noite deste domingo (7) em partida válida pela décima quinta rodada do Brasileirão. Jogando no Allianz Parque, o Alviverde superou o Tricolor Baiano por 2 a 0. Os gols foram marcados por Estêvão e Rony. Além dos gols, as ótimas defesas de Weverton garantiram baliza zero na vitória alviverde.
O Verdão chega a 30 pontos, um a menos que o líder, mas fica na terceira colocação pelo critério de saldo de gols, também apenas um a menos que o segundo colocado.
O JOGO
Com o Palmeiras visando a liderança e o Bahia querendo o G4, tivemos um primeiro tempo muito equilibrado e movimentado. O Alviverde criou boas chances nos primeiros 5 minutos. Estêvão finalizou certeiro e parou na defesa do goleiro, além de estar impedido. Rony também teve sua chance e também estava em posição de impedimento. Após cobrança de falta, Gómez cabeceou com perigo mas foi para fora.
O time visitante buscou seus espaços e tentou abrir o placar, mas não acertou nas finalizações ou parou nas defesa do time da casa. Everaldo chutou para fora, aos 11’, Gilberto foi travado na sequência e Thaciano também mandou para fora, aos 15’.
O toma-lá-dá-cá seguiu até a reta final da primeira etapa, e parecia mesmo que o marcador iria zerado para o intervalo, no entanto, Estêvão deu o ar da graça, aos 47 minutos. A joia da base recebe de Aníbal Moreno em contra-ataque, conduziu até a área adversária, driblou a marcação e finalizou com propriedade para balançar as redes e deixar o Palmeiras na vantagem.
A etapa complementar começou agitada, o Bahia tentou o empate, mas encontrou um Palmeiras bem postado na defesa. Aos 5’, Estêvão recebeu cruzamento de Gabriel Menino, mas foi travado pela marcação. Minutos depois, Veiga arriscou de fora da área, porém, mandou longe do gol. Mesmo com o domínio alviverde, o Tricolor Baiano não desistiu, Jean Lucas teve uma ótima oportunidade aos 13’, mas finalizou em cima de Weverton.
Após muitas tentativas de ambos os lados, foi o Palmeiras quem balançou as redes outra vez. Em lance rápido, López acionou Estêvão na entrada da área adversária, que carregou para a linha de fundo e cruzou na medida para pintar notificação com o gol do Rony, aos 15 minutos. O camisa 10 comemorou com a simbólica máscara de porco, várias vezes usada por Paulo Nunes. No entanto, foi punido com cartão amarelo, pois o futebol está cada vez mais chato e daqui a pouco os jogadores ao invés de comemorar vão precisar pedir desculpas ao fazer um gol.
Engana-se quem acha que apesar da desvantagem o Bahia desistiu, muito pelo contrário. O adversário se reorganizou e levou perigo algumas vezes a área do Verdão, Weverton foi acionado em duas defesas difíceis, sem falar nas finalizações sem sucesso. Mas a equipa de Abel Ferreira soube se comportar, além das tentativas de marcar o terceiro, soube se defender muito bem e manter a vantagem até o apito final.
Mesmo com a eliminação da seleção brasileira na Copa América, Endrick (que completa 18 anos no próximo dia 21), não deve se reapresentar ao Palmeiras, mas verdade seja dita, Estêvão não está deixando a torcida que canta e vibra sofrer tanto com a despedida do nosso golden boy. E como diz Abel Ferreira: desfrutem, pois infelizmente assistir essa mágica em campo também está com seus dias contados. O camisa 41 foi negociado com o Chelsea, por isso, vamos desfrutar cada minuto do seu futebol bonito e alegre, cada partida disputada defendendo o manto alviverde, cada gol e cada drible.
O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira (11), às 19h30, quando recebe o Atlético-GO em casa e, mais uma vez, vai em busca da liderança.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.