O Brasil recebeu o São Luiz no Estádio Bento Freitas, neste domingo (18), e conseguiu conquistar a sua primeira – e muito importante – vitória dentro de casa. Ainda assim, o que mais chamou atenção na partida foi o baixo nível do futebol apresentado em campo, refletindo o atual momento xavante.
O único gol do confronto foi marcado pelo jovem Paulo Victor, com um belo chute de fora da área após uma trapalhada do ex-capitão rubro-negro Leandro Leite, agora jogador do time de Ijuí. Após abrir o placar, o xavante recuou totalmente e entregou o jogo para a equipe adversária, que teve um volume muito mais expressivo nos primeiros quarenta e cinco minutos.
O Brasil mostrou um sopro de vida apenas na etapa complementar, mas logo foi embora. O adversário pressionou até o segundo final e garantiu os exames cardíacos de pelo menos noventa por cento da maior e mais fiel. Ao soar do apito final, o xavante venceu, mas não convenceu.
O esquema de jogo de Claudio Tencati segue sem surtir grandes efeitos e apaga a qualidade individual de nomes como Netto, Paulo Victor e Viçosa. O Brasil pode estar a um passo de conquistar a permanência na primeira divisão estadual, afinal conforme resultados da rodada, o alívio pode vir ainda essa semana.
Mas o trabalho está longe de acabar. A postura rubro-negra dentro de campo carece de drásticas mudanças, que possibilitem um maior crescimento que sabemos que o plantel é capaz de ter. Mudança de comando é a resposta? O tempo dirá. Por enquanto, respira fundo, torcedor xavante. A peleia 2021 só está começando.
Avante com todo o esquadrão,
Alice Silveira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.