Arsenal vence o Tottenham fora de casa, no North London Derby, e segue firme na disputa do título
Foto: Stuart MacFarlane (arsenal.com)
Parecia que seria um jogo tranquilo, né? No entanto, os Gunners adoram aprontar e fazer sua torcida sofrer. No fim, o que importa é que a vitória veio!
Neste domingo (28), o Arsenal enfrentou o Tottenham, no Tottenham Hotspur Stadium e venceu pelo placar de 3×2. A partida válida pela 35ª rodada do inglês contou com gols de Hojbjerg (contra), Saka, Havertz, Romero e Son.
A escalação dos Gunners não teve nenhuma surpresa. Arteta decidiu repetir o time que venceu o Chelsea na última rodada e manteve Partey titular, assim como Trossard. Do lado do Spurs, Richarlison começou o clássico no banco.
O JOGO
A partida começou muito aberta, mas os donos da casa estavam mais “à vontade” e levavam mais perigo, porém, a “sorte” parecia estar ao lado do Canhão, porque mesmo inferior nos primeiros minutos, a equipe de Arteta saiu na frente do placar, com uma “ajudinha” do adversário. Aos 15 minutos, em cobrança de escanteio, Hojbjerg tentou desviar de cabeça e acabou acertando o próprio gol, 1×0 para os visitantes.
Foto: Stuart MacFarlane (arsenal.com)
Apesar do azar, o arquirrival não desistiu e até empatou minutos depois com Van de Ven, mas o gol foi anulado por impedimento. Logo após o lance anulado, o Canhão literalmente acordou para o clássico e se impôs. Com isso, as chances foram surgindo e aos 27 minutos, em jogada de contra-ataque e após passe inacreditável de Havertz, Saka recebeu a redonda, driblou a zaga, e chutou forte dentro da grande área, sem chances para Vicario, 2×0!
O Tottenham até tentou surpreender, mas não conseguia esboçar nenhuma reação. E aos 38 minutos, o balde de água fria veio ainda mais forte para os donos da casa: Rice cobrou escanteio, Havertz subiu mais que todo mundo e sozinho cabeceou para o gol.
3×0 no primeiro tempo para cima do arquirrival e na casa deles, que sonho! Sonho que quase virou um pesadelo na etapa complementar.
Ao invés do time vermelho do Norte de Londres ir atrás de mais um gol, liquidar a partida e aplicar uma goleada em seu rival, a equipe deixou os Spurs gostarem do jogo. Só que mesmo tentando, o Tottenham não conseguia furar a nossa defesa. Defesa que precisou falhar e entregar de bandeja o primeiro gol do arquirrival.
Aos 64 minutos, após saída de bola errada do goleiro Raya, a bola sobrou para Romero, que dominou e chutou rasteiro para o fundo das redes, 3×1 e sinal de alerta ligado!
O Arsenal não podia perder o controle da partida, tinha que segurar o resultado ou ampliar o placar. O embate ficou mais truncado, com muitas faltas marcadas e poucas chances efetivas. Entretanto, tudo piorou com um pênalti marcado para o Spurs aos 85 minutos. Rice, que vinha fazendo uma excelente partida, chutou a perna de Ben Davies dentro da área, e não tinha para onde fugir, era muito pênalti. Son, um dos carrascos dos Gunners, pegou a bola e marcou o segundo gol dos donos da casa aos 87 minutos, era 3×2 e o caos se instaurou nos minutos finais.
Seria completamente vexatório e humilhante tomar um gol do arquirrival nos acréscimos e dar adeus de vez ao título inglês. Os Gunners precisavam segurar a partida nos minutos finais. Eu me senti vendo Botafogo x Palmeiras no 2 turno do Brasileirão 2023. S diferença, ou melhor, a sorte, é que não tinha um Endrick do lado do Tottenham para definir o duelo.
Arteta tirou Odegaard e colocou o Kiwior para segurar a defesa e mesmo tudo se desenhando para o pior acontecer, o Arsenal conseguiu aguentar e vencer seu arquirrival fora de casa, 3×2 e fim de papo.
Mais uma vitória do Canhão de Londres fora de casa em cima do Tottenham. Apesar do sufoco desnecessário no final, os 3 pontos vieram. E como não é dúvida para ninguém: North London is red e sempre será!
TABELA E PRÓXIMO COMPROMISSO
Com essa vitória, o Arsenal chegou a 80 pontos e está no topo do campeonato inglês, mas com um jogo a mais em relação ao Manchester City, segundo colocado.
O canhão retorna a campo no sábado (4), onde encara o Bournemouth às 8h30 (horário de Brasília) no Emirates Stadium.
FICHA TÉCNICA
Tottenham x Arsenal
Data e horário: domingo (28), às 10h (horário de Brasília)
Local: Tottenham Hotspur Stadium
Gols: Hojbjerg contra (15), Saka (27), Havertz (38), Romero (64) e Son (87)
Escalação do Arsenal: Raya; White, Saliba, Gabriel Magalhães e Tomiyasu; Partey, Rice e Odegaard; Saka, Havertz e Trossard. Técnico: Mikel Arteta
Escalação do Tottenham: Vicario; Porro, Romero, Van de Ven e Davies; Bentancur e Hojbjerg; Kulusevski, Maddison, Werner; Son. Técnico: Ange Postecoglou
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo