Após 5 anos sem se classificar para a segunda fase do Campeonato Baiano, o Vitória está a um passo de quebrar o tabu no estadual, ou melhor dizendo, a um ponto. O Leão da Barra é o segundo colocado na tabela e precisa apenas de um empate diante do Itabuna para concretizar a vaga na semifinal.
Conforme calendário da FBF ( Federação Baiana de Futebol), todas as partidas dessa última rodada acontecerão de forma simultânea. Portanto, Vitória x Itabuna se encaram neste domingo (3), às 16h, no Estádio Mário Pessoa.
O Leão vem de uma vitória em cima do Atlético de Alagoinhas, dentro de casa, pelo placar 3×0, resultado que praticamente encaminhou a classificação na semifinal do Baianão. Um empate contra o Itabuna já é o suficiente para garantir a vaga, mas visando o benefício de poder decidir dentro do Barradão, o rubro-negro mira terminar em 1º ou 2º colocado. Por isso, é necessário vencer de qualquer forma.
O adversário vem de um resultado terrível. Foi goleado pelo Nova Iguaçu-RJ por 8×0 pela 1ª fase da Copa do Brasil, dando adeus à competição. No Campeonato Baiano, é o vice-lanterna, com seis pontos. A situação do Itabuna é complicada, pois não depende somente de si para evitar o rebaixamento para a Série B do torneio. Além de precisar vencer o Rubro-negro, precisa torcer por um tropeço do Atlético-BA para poder garantir a permanência.
Para esse duelo, o técnico Léo Condé não vai poder contar com o zagueiro Camutanga e o goleiro Arcanjo. O zagueiro pegou um resfriado dias antes da partida e segue se cuidando. Já o goleiro se recuperou da lesão que o tirou de campo por mais de 20 dias, mas foi liberado pelo clube para visitar o pai, que se encontra com problemas de saúde.
O atacante Erick Castillo, por lesão na coxa, também desfalca a equipe. Os atacantes Iury Castilho e Everaldo, lesionados, seguem em tratamento na fisioterapia. Por outro lado, Condé vai poder contar com o volante Dudu, que cumpriu suspensão e retorna ao time.
A provável escalação: Muriel; Zeca, Wagner Leonardo, Zapata e Patric Calmon; Dudu, Willian Oliveira e Mateusinho; Osvaldo, Mateus Gonçalves e Alerrandro.
O teu pavilhão nós vamos erguer…
Talita Silva
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo