Neste domingo (25), Bahia quebra o tabu vence o Juazeirense fora de casa
O Bahia viajou quase 600km para enfrentar o Juazeirense pela 8ª rodada do Campeonato Baiano em uma partida que valia a liderança da competição. Desde 2018 sem vencer o Cancão de Fogo, o Tricolor quebrou o tabu e venceu, de virada, pelo placar de 2 a 1. David Duarte e Ademir garantiram que a equipe da capital voltasse a liderança, com 16 pontos.
Jogo
O Tricolor iniciou a partida com: Danilo Fernandes, Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte, Cicinho, Caio Alexandre, Yago, Thaciano, Biel, Rafael Ratão e Everaldo.
A equipe começou a partida com lentidão, sentindo o campo pesado e cheio de irregularidades. Porém, não podemos colocar a culpa do futebol apresentado, bem abaixo da expectativa, somente no gramado.
Os erros de passe e a falta de criatividade do Tricolor dominaram boa parte do primeiro tempo. Somente aos 13’, o Esquadrão teve sua primeira oportunidade depois de passe de Ratão para Thaciano, mas meia não conseguiu concluir a jogada. Logo em seguida, os donos da casa reclamaram de um suposto toque de mão do zagueiro do Bahia, mas como não houve, o juiz deu continuidade à jogada. Thaciano teve mais boas oportunidades, mas parou nas mãos do jovem goleiro. Ao 30’, a partida precisou ser interrompida devido ao excessivo calor da cidade.
Com tantas oportunidades desperdiçadas, quem abriu o placar foram os donos da casa aos 41’. Bruno arrancou pela direita com muita velocidade, lançou para a grande área, a bola passou por todo mundo, porque a zaga dormiu no ponto, permitindo que Mauro dominasse e chutasse para o fundos das redes. Danilo estava até bem colocado, mas ao desviar em Gilberto, a bola tirou o goleiro da jogada.
Três minutos depois, o Bahia empatou após uma cobrança bem colocada de Biel. David Duarte cabeceou tranquilamente para o fundo das redes do goleiro João Guilherme.
O Bahia voltou para o segundo tempo com todo o gás que faltou no primeiro. Logo no primeiro minuto, Everaldo girou e chutou firme, mas o goleiro espalmou. Na sequência, Biel recuperou a bola, driblou o zagueiro, mas não conseguiu finalizar. Aos 25 minutos, Thaciano deu um lindo drible da vaca, avançou pela direita e virou o jogo ao lançar para Ademir. O jogador chutou firme no canto direito do goleiro João, que não teve reação.
Caio Alexandre e Mauro Gabriel já tinham trocado farpas anteriormente e se desentenderam em campo. A situação foi acalmada pelo árbitro, mas depois da virada do Tricolor, a situação esquentou mais ainda, após Maurício deixar a mão em direção ao rosto do Ademir e tentar acertar Everton Ribeiro em uma jogada desleal. Gilberto não gostou e foi para cima do adversário tirar satisfação. O trio de arbitragem precisou intervir. E por fim, Gilberto e Maurício levaram amarelo.
Pouco depois, Cauly perdeu uma chance claríssima de fazer o terceiro, quando Ademir cruzou na pequena área e o camisa 8 conseguiu o inacreditável, chutou por cima do gol. A partir dos 40 minutos, o Cancão dominou a partida e pressionou bastante em busca do empate, mas não conseguiu criar jogadas perigosas para Danilo Fernandes.
Com o triunfo, o Bahia assumiu a liderança do Baianão, com 16 pontos, faltando apenas uma rodada para o fim da primaria fase, que será no domingo (3) às 16h, contra o Jacuipense, na Arena Fonte Nova. Antes disso, o Tricolor enfrentará o CRB na quarta-feira (28), pela quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo