Coritiba inicia sua trajetória na temporada nesta quinta-feira (18)
Fim de férias e 2024 enfim vai começar para o Coxa. Nesta quinta-feira (18), a equipe alviverde aperta o play na temporada e fará sua estreia no Campeonato Paranaense, contra o PSTC, às 20h, no estádio Couto Pereira.
A partida marca também o reencontro da torcida coxa-branca com a sua casa. A última partida realizada no Couto com o torcedor presente foi em 05 de novembro, contra o Goiás, pelo Brasileirão. São mais de dois meses sem pisar no Gigante de Concreto Armado. Chegou a hora.
Sabemos que 2023 foi um ano desastroso para o Coxa. O sétimo rebaixamento do clube foi sacramentado, causando um gosto amargo e de decepção ao seu torcedor. Erros e mais erros que culminaram na queda, além de uma SAF que recém assumiu o time oficialmente, mas que já trabalhava (e muitas vezes erroneamente), nos bastidores. Que o ano anterior sirva de aprendizado e que novos ventos pairem sobre o Alto da Glória.
CHEGADAS
Após a confirmação do rebaixamento para a série B no fim do ano anterior, a SAF já trabalhava em busca de reforços para a próxima temporada. Até o momento, seis atletas chegaram ao clube. São eles: o volante Arilson, destaque do Criciúma em 2023; o lateral-esquerdo Rodrigo Gelado, que veio do Vila Nova; o meia-atacante Vini Paulista, do Juventude; o meia Matheus Frizzo, que veio por empréstimo da Tombense; o atacante Figueiredo, também emprestado do Vasco; e o goleiro Benassi, destaque da Ferroviária.
SAÍDAS
Além dos reforços, o clube também dispensou alguns atletas que não faziam parte dos planos do clube. Segue a (extensa) lista: Marcão (goleiro), Henrique (zagueiro), Hayner (lateral), Samaris e Willian Farias (volantes), Gabriel Boschillia e Gabriel Silva (meias), e os atacantes Rodrigo Pinho, Lucas Barbosa, Jesé Rodriguez, Maurício Garcez e Marcelino Moreno.
Já o volante Bruno Gomes, atualmente na Seleção Brasileira pré-olímpica, tem proposta do Fortaleza para deixar a equipe. O zagueiro Benjamin Kuscevic, o lateral-esquerdo Victor Luis e o goleiro Luan Polli, a princípio, também não devem ficar para a temporada.
Além dos atletas, o head esportivo Artur Moraes também deixou o clube (graças às nossas orações).
PREPARAÇÃO
Voltando as atenções ao Campeonato Paranaense, o Coritiba inicia a sua caminhada em busca do 40º título. O elenco se reapresentou no dia 6 de janeiro e, desde então, o treinador Guto Ferreira intensificou os treinamentos para atingir o primeiro objetivo da temporada. A tendência é que o técnico utilize jogadores jovens e experientes, para testar o time ideal no decorrer da primeira fase da competição.
Para o duelo contra a equipe de Cornélio Procópio, Guto não contará com Bruno Gomes (na seleção, conforme já citado), e nem com os atacantes Fabrício Daniel – que retornou de empréstimo do Sport, mas não pode jogar por conta da suspensão em decorrência da briga entre alguns atletas no clássico AtleTIBA no ano passado – , e Slimani, que está disputando a Copa Africana pela Argélia.
Um provável Coritiba, segundo o GE: Gabriel; Natanael, Thalisson, Maurício Antônio e Jamerson (Gelado); Arilson, Fransérgio (Vini Paulista) e Frizzo; Robson, Figueiredo e Edu.
Que comecem os jogos!
VAI PRA CIMA DELES, VERDÃO!
Por Viviane Mendes, coxa doida de coração.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo