ARSENAL FAZ JOGO IRRETOCÁVEL E VENCE EM CASA


Arsenal derrota o Brighton numa partida dominante

: Stuart MacFarlane

Que jogo hein meus amigos? Um placar que não condiz com o que foi apresentado no Emirates Stadium. Um jogo que merecia muito mais gols, mas no fim, o que importa é a vitória. Neste domingo (17), o Arsenal encarou o Brighton às 11h (horário de Brasília) no Emirates Stadium e venceu pelo placar de 2×0. A partida válida pela 17ª rodada contou com gols de Gabriel Jesus e Kai Havertz.

Os Gunners foram a campo sem nenhuma surpresa na equipe titular. A dúvida sobre a presença de Gabriel Martinelli foi respondida 1 hora antes do confronto. O brasileiro estava apto e iria a campo. O contestado goleiro Raya teria mais uma chance na defesa do canhão e White voltou a titularidade na lateral-direita após lesão do japonês Tomiyasu. 

O JOGO

O primeiro tempo foi de uma pressão completamente absurda dos donos da casa. O Arsenal foi dominante nos 45 minutos e sequer deixou o Brighton levar perigo. Mas, a grande sina do time do Norte de Londres nesta temporada, está na finalização. 

A equipe tem um alto volume de posse de bola e chances, mas não consegue resultar em gols. A primeira grande chance do jogo foi com o aniversariante do dia, o capitão Odegaard, aos 13 minutos. Mas a bola passou bem próxima da trave e foi para fora. 

O time teve outras oportunidades com Magalhães, Saka, Jesus e Martinelli. Aos 31 minutos, Martinelli teve a chance mais clara no primeiro tempo, só que chutou a redonda para fora. O brasileiro parecia muito nervoso em campo e isso refletiu em suas jogadas e passes. Nada estava dando certo!

Era uma pena que a primeira etapa acabou em 0x0, pois os donos da casa dominaram e mereciam ao menos um gol. O importante era manter o mesmo ímpeto no segundo tempo e trazer os 3 pontos. A postura da equipe se manteve a mesma nos 45 minutos finais e o primeiro gol demorou, mas finalmente saiu. 

Aos 53 minutos, em cobrança de escanteio, a zaga dos visitantes afastaram o perigo, mas a bola acabou sobrando para Gabriel Jesus, que livre, cabeceou para dentro das redes. Finalmente, os Gunners conseguiram abrir o placar. Uma comemoração com muito alívio por parte da torcida!

O time de Mikel Arteta continuou em cima dos Seagulls e teve inúmeras outras oportunidades após o primeiro gol. Foram lances para fora, defesas inacreditáveis do Verbruggen e até uma bola tirada em cima da linha pelo zagueiro Dunk. O Arsenal precisava girar a faca, mas parava em seus próprios erros. Arteta mexeu no time e colocou Nketiah e Trossard no lugar de Jesus e Martinelli respectivamente.

O medo de tomar um gol de empate e colocar o grande jogo que vinha fazendo a perder se tornava maior a cada minuto que passava. O Brighton teve a chance de empatar aos 82 minutos com Gross. O jogador acabou chutando a bola para fora e desperdiçou uma boa oportunidade. 

Foto: Stuart MacFarlane

O canhão londrino precisava marcar logo o segundo gol, pois se não, os minutos finais seriam de muito desespero. As preces da torcida foram ouvidas e aos 87 minutos, após linda enfiada de bola de Nketiah para Havertz, o alemão apenas empurrou para as redes e marcou o segundo e último gol dos donos da casa, era 2×0 no placar.

Os Gunners tiveram chances de fazer até o terceiro, com Emile Smith Rowe, que tinha acabado de entrar, mas parou em grande defesa do goleiro do Brighton. Mas foi isso, fim de jogo e 2×0 para os donos da casa!

Em entrevista pós-jogo, Arteta comentou sobre as inúmeras chances perdidas no primeiro tempo:

“Se gerarmos mais chances, a probabilidade de pontuarmos é maior. Essa é a única coisa em que podemos nos concentrar. Temos grandes jogadores que conseguem definir jogos. Hoje precisávamos de muitos, especialmente em grandes espaços. Precisávamos de muitos lances para matar o jogo – e esse era o medo, especialmente depois do intervalo, de que fosse um daqueles dias (…)”

CRAQUE DO JOGO

Foto: Stuart MacFarlane

O aniversariante do dia e capitão do time, Martin Odegaard, foi uma das peças chaves dos Gunners e muito crucial para a vitória. 

O norueguês que vinha fazendo partidas apagadas desde a sua renovação de contrato, resolveu aparecer hoje e mostrar que é um dos melhores na sua posição atualmente. 

Apesar de não ter dado assistência ou feito gol, o meia criou muitas jogadas e sempre esteve presente no ataque. Lembrou a grandiosa época do Ozil pelos próprios Gunners. Que ele continue assim, porque precisaremos cada vez mais do seu talento!

TABELA E PRÓXIMO CONFRONTO

Com esta vitória, o Arsenal chegou a 39 pontos no campeonato inglês e volta a liderança após tropeço do Liverpool em casa. Já o Brighton se mantém com 26 pontos e na 9ª colocação. 

O canhão retorna a campo no próximo sábado (23), onde encara o Liverpool, às 14h30 (horário de Brasília) no Anfield, em jogo que vale a liderança da competição.

FICHA TÉCNICA 

Arsenal x Brighton

Data e horário: domingo (17/12), às 11h (horário de Brasília)

Local: Emirates Stadium

Gols: Gabriel Jesus (53) e Havertz (87)

Escalação do Arsenal: Raya; White, Saliba, Magalhães e Zinchenko; Rice, Havertz e Odegaard; Saka, Jesus e Martinelli. Técnico: Mikel Arteta.

Escalação do Brighton: Verbruggen; Veltman, Hencke, Dunk e Milner; GroB, Gilmour, Adingra, Lallana e Mitoma; Ferguson. Técnico: Roberto De Zerbi.

COME ON YOU GUNNERS!

Por Juliana Yamamoto

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se