Fim de temporada e o Cruzeiro além de permanecer na elite do futebol brasileiro, ano que vem jogará a Sul-Americana
Nuuu, demorou, mas acabou! Ano complicado para o Cruzeiro, mas finalmente a temporada 2023 terminou com o Maior de Minas permanecendo na elite do futebol brasileiro!
Para fechar o Brasileirão, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentaram nesta quarta-feira (6), às 21h30, no estádio Mineirão, pela 38º rodada, a última. O placar terminou 1 a 1, satisfatório para os dois Palestras.
Os paulistas foram campeões, com 70 pontos, dois pontos a mais que o segundo colocado, Grêmio, e quatro pontos a mais que o Atlético-MG, terceiro lugar. O Flamengo ficou em quinto, também com 66 pontos e o Botafogo… inacreditavelmente a equipe que liderou boa parte da competição e chegou a ter 12 pontos à frente, terminou em quinto lugar e jogará apenas a pré-libertadores.
Já o Cabuloso, aliviado por permanecer na série A em 2024 e ainda com uma vaguinha na Copa Sul-Americana, encerrou a temporada em 14º lugar, com 47 pontos. Um dado a se considerar: pior ataque da competição, com apenas 35 gols.
Agora é esperar um pronunciamento da direção. Fazer um balanço do ano junto ao torcedor é bastante digno. Isso já mostraria mudança da postura tirana que a alta cúpula do clube teve em 2023. Não adianta vir falar que cumpriu o que prometeu. Aliás, muito precisa ser revisto e mudado dentro do Cruzeiro.
A Raposa teve 4 técnicos esse ano: Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo e Paulo Autuori. A primeira atitude a se ter é a contratação do novo técnico para a pré-temporada e também para participar da montagem do elenco. Sabe-se que o elenco não será completamente renovado, mas que cheguem atletas de qualidade e que consigam decidir em duelos importantes!
O JOGO
O estádio Mineirão com mais de 44 mil pessoas cantou o tempo todo. A torcida Celeste foi perfeita o ano inteiro. A torcida do Palmeiras também esteve presente, afinal de contas, era o jogo para levantar a taça!
A partida começou agitada, com as duas equipes buscando o ataque, jogo truncado e bom de acompanhar. Aos 20’, o cruzeirense Lucas Silva falhou e Endrick aproveitou-se. O camisa 9 do Palmeiras percebeu Rafael Cabral mais a frente e, por cobertura, finalizou para dentro das redes. Palmeiras 1 a 0.
Na etapa complementar a intensidade dominou, mas ainda sim o duelo tinha sua emoção. Aos 34’, a Raposa cobrou um escanteio curto, Matheus Pereira jogou para a entrada da área, lá estava Nikão que dominou e chutou para marcar um golaço em seu último jogo com a camisa Celeste! Tudo igual, 1 a 1.
Apesar do Cruzeiro estar há 6 jogos sem vencer o Palmeiras, o empate foi até comemorado pelo torcedor cruzeirense. Estava tudo em paz desde a rodada passada, quando o Maior de Minas já havia assegurado sua permanência na série A de 2024. Fim de campeonato contra o Alviverde bem diferente do fim de campeonato em 2019! E que venha a próxima temporada!
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 1×1 Palmeiras
Motivo: 38ª rodada Campeonato Brasileiro série A
Local: Estádio Mineirão- BH/MG
Data: 06/12/23
Hora: 21h30
Público e renda: 44.190 para R$1.675.735,00
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, João Marcelo, Luciano Castán e Marlon (Kaiki Bruno); Ian Luccas (Fernando Henrique), Lucas Silva (Nikão), Japa e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Robert) e Bruno Rodrigues. Técnico: Paulo Autuori
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke (Estêvão), Zé Rafael (Fabinho), Richard Ríos (Atuesta), Raphael Veiga e Vanderlan; Breno Lopes (Artur) e Endrick (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira
Por Sam Bella
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.