Um empate basta para que o Verdão traga na mala mais uma taça do Campeonato Brasileiro
Chegamos à 38ª rodada do Brasileirão, e o Palmeiras vai até Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, às 21h30. Na liderança da competição desde a rodada 34, a equipa de Abel Ferreira soma 69 pontos e tem um saldo de gols bem confortável, mas a gente que ver mesmo é vitória. Queremos mais 3 pontos para não restar nenhuma dúvida.
Matematicamente ainda não podemos dizer que somos campeões, e 90 minutos nos separam deste momento. A campanha do Alviverde não foi a mais sólida, mas foi suficiente para chegarmos até aqui com as mãos na décima segunda taça da competição nacional, estamos a dois tempos de sermos bicampeões brasileiros, e seremos. Afirmar isso não é soberba, é confiança nesse elenco que se mostrou mais unido do que nunca, que mostrou que desistir nunca foi uma opção. As eliminações nas Copas doeram, porém, o remédio para essa dor está mais perto do nunca.
A preparação foi iniciada na manhã desta segunda (4), na Academia de Futebol. Os atletas que foram titulares diante do Fluminense ficaram na parte interna do centro de excelência e fizeram trabalhos regenerativos, enquanto o resto do grupo foi para o campo. Abel e sua comissão realizaram atividades técnicas, inicialmente só com os jogadores de linha, com foco em posse de bola e marcação. Na sequência, com a participação dos goleiros, treinaram em gramado reduzido, com ênfase em situações de jogo. Após cumprir cronograma de recuperação, Luis Guilherme participou das atividades de forma integral. Gabriel Menino, que está em tratamento após cirurgia, trabalhou no gramado, separado do restante.
Os treinos foram encerrados na manhã desta terça (5) e Abel reuniu o elenco no gramado para um papo antes de iniciar as atividades. Em seguida, fizeram trabalhos técnicos e táticos, com movimentação, passe de bola, marcação e jogadas de bolas paradas. Para encerrar, treinaram finalizações e cobranças de pênalti, fechando com uma atividade recreativa.
A delegação alviverde desembarcou na capital mineira no início da noite desta terça-feira, e mesmo os jogadores lesionados (Dudu, Rony e Gabriel Menino) viajaram com o grupo. Piquerez também viajou, no entanto, é dúvida. O lateral sofreu uma entorse na última partida, mas até o momento não teve lesão confirmada.
O Verdão deve conseguir ir a campo com força total, contando com: Weverton; Marcos Rocha (Luan), Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Rios, Raphael Veiga e Piquerez (Vanderlan); Breno Lopes e Endrick.
Claro que esperamos ver mais uma vitória desse time cascudo e que não desiste nunca, porém, o Palmeiras pode ser campeão mesmo com uma derrota. O caneco só não fica na Barra Funda caso o Cruzeiro aplique uma goleada, ou o Galo vença por mais de 8 gols de diferença. Ambos cenários parecem distantes demais para serem possíveis, maaaas, seguimos na fé, na esperança que os deuses do futebol estejam conosco. Avanti Palestra!
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
Data e horário: quarta-feira, 06/12/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte, MG)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Transmissão: Globo (apenas alguns estados), SporTV e Premiere
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.