Arsenal vence o Burnley em casa e se aproxima da liderança do campeonato
Que belo presente de aniversário adiantado os Gunners me deram, hein?! Neste sábado (11), o Arsenal encarou o Burnley às 12h (horário de Brasília), no Emirates Stadium e venceu pelo placar de 3×1. A partida válida pela 12ª rodada contou com gols de Trossard, Brownhill, Saliba e Zinchenko.
Para o alívio de muitos torcedores, Bukayo Saka, que sentiu no último jogo no meio da semana e foi substituído no 2° tempo, apareceu na equipe titular. Tudo indicava que estava tudo bem com o jovem inglês.
A baixa, além dos desfalques confirmados, foi a ausência novamente de Martin Odegaard. O meia ainda não se recuperou da lesão e sequer foi relacionado para a partida. Além do norueguês, Ben White ficou fora do duelo porque não se recuperou completamente do jogo contra o Sevilla e o treinador espanhol decidiu poupá-lo.
O JOGO
O primeiro tempo mostrou um Arsenal disposto a buscar os 3 pontos. No entanto, os Gunners se depararam com um adversário bem fechado, com uma marcação forte e na busca apenas de um contra-ataque.
O time do Norte de Londres apostou em cruzamentos dentro da área, mas até os minutos finais da primeira etapa os lances não foram efetivos. O Burnley levou mais perigo para a defesa dos donos da casa e em uma oportunidade, até ficou cara a cara com o goleiro Raya, que fez uma baita defesa para impedir o gol.
O jogo parecia que iria zerado para o intervalo, mas estamos falando de Premier League, onde tudo pode acontecer em poucos minutos… e foi o que rolou. Aos 46 minutos, Zinchenko cruzou a redonda para dentro da área, Saka desviou de cabeça e Trossard completou e empurrou para o fundo das redes, 1×0 para os donos da casa. Finalmente, os incansáveis cruzamentos acabaram dando certo.
O segundo tempo mostrou um Burnley mais aberto e cometendo muitos erros. Erros esses que não foram aproveitados pelos Gunners, que perdeu muitas oportunidades de ampliar o placar.
E como diz aquele ditado… quem não faz, toma! Aos 54 minutos, Koleosho arrancou com a bola pela esquerda, conseguiu se livrar de Tomiyasu e cruzou a redonda para dentro da área. Com a bagunça na área, a bola sobrou nos pés de Brownhill. O inglês chutou, a bola desviou em Saliba, enganou Raya e foi para o fundo das redes. Era o empate dos visitantes, 1×1.
Sinal de alerta para o canhão londrino. A equipe não poderia desperdiçar pontos dentro de casa, ainda mais para o penúltimo colocado da tabela. A reação precisava vir rápido e ela veio, com a bola parada. Aos 57 minutos, após Trossard cobrar escanteio, Saliba subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para o gol, 2×1 para os Gunners!
Como diz Junior, é preciso girar a faca para não passar por apuros. E aos 74 minutos, o terceiro gol dos Gunners veio com Zinchenko. Após escanteio e confusão dentro da área, a redonda sobrou nos pés do ucraniano, que chutou de primeira e fez um golaço.
Só que mesmo com 3×1 no placar, o Arsenal gosta de passar sufoco e complicar a partida. O volante Fabio Vieira, que tinha entrado no lugar do Havertz há poucos minutos, foi expulso após um lance imprudente.
O Burnley com um a mais foi todo para cima em busca de um resultado que seria heróico, mas não conseguiu. Fim de jogo e 3×1 para os donos da casa.
CRAQUE DO JOGO
Muitos jogadores se destacaram na partida deste sábado, mas o craque do jogo foi o belga Leandro Trossard.
O atleta marcou 1 gol, deu uma assistência e foi crucial para a vitória. O atacante no início do primeiro tempo estava sendo muito bem marcado, mas do meio para o final e no restante do segundo tempo, se destacou e ajudou em várias jogadas.
Novamente, Trossard vem se mostrando uma peça muito importante para a equipe de Arteta e está disposto a brigar pela titularidade.
TABELA E PRÓXIMO CONFRONTO
Com esta vitória, o Arsenal assume provisoriamente o 2º lugar do campeonato com 27 pontos. Já o Burnley permanece na vice-lanterna, com apenas 4 pontos.
Agora, por conta da parada da data FIFA, os Gunners só retornam a campo no dia 25 (sábado) para encarar o Brentford, às 14h30 (horário de Brasília), fora de casa.
FICHA TÉCNICA
Arsenal x Burnley
Data e horário: sábado (11/11), às 14h30 (horário de Brasília)
Local: Emirates Stadium
Gols: Leandro Trossard (46), Brownhill (54), Saliba (57) e Zinchenko (74).
Escalação do Arsenal: Raya; Tomiyasu, Saliba, Magalhães e Zinchenko; Rice, Jorginho e Havertz; Saka, Trossard e Martinelli. Técnico: Mikel Arteta.
Escalação do Burnley: Trafford; Vitinho, O’Shea, Beyer e Taylor; Gudmunsson, Berge, Brownhill e Koleosho; Amdouni e Rodriguez. Técnico: Vincent Kompany.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo