Boca e Fluminense disputam a finalíssima da Copa Libertadores no Maracanã
Chegou o dia da grande final da Copa Libertadores e o jogo será disputado neste sábado (4), às 17h, no Estádio do Maracanã.
Conquistas do Boca Juniors
O Boca tentará levar para casa a sua sétima taça de campeão. El Xeneize já conquistou a competição seis vezes, sendo elas em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007. Uma curiosidade é que, das seis vezes em que foi campeão continental, em três oportunidades o título foi conquistado em solo Tupiniquim, nos anos de 2000, 2003 e 2007, contra Palmeiras, Santos e Grêmio, respectivamente.
Retrospecto
Na história da competição, Tricolores e Xeneizes já se enfrentaram em seis oportunidades, com duas vitórias para cada lado, além de dois empates também. Em 2008, os embates aconteceram nas semifinais da competição, com um empate em 2 a 2 no jogo de ida e vitória do Fluminense no jogo de volta pelo placar de 3 a 1.
Em 2012, argentinos e brasileiros estavam no mesmo grupo na Libertadores, com o Boca vencendo em território brasileiro por 2 a 0 e o Fluminense vencendo em La Bombonera por 2 a 1. Ainda naquele mesmo ano, os times se encontraram nas quartas de final do torneio continental e foi o Boca que conquistou a vaga para a semifinal, ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e empatar o segundo duelo em 1 a 1.
Caminho até a final
O Boca Juniors estava no grupo F, terminando essa primeira fase em primeiro lugar com 13 pontos conquistados. Nas fases seguintes, o Boca vem com o retrospecto de não ter vencido nenhuma das partidas em tempo normal, com empates diante do Nacional- URU, Racing-ARG e também Palmeiras. Já nas penalidades máximas, a equipe Xeneize se impunha diante do adversário, conseguindo assim, trilhar o caminho até a final com o protagonismo do goleiro Romero, que é exímio pegador de pênalti.
Possível escalação
Os comandados de Almirón chegaram ao Brasil entre o fim da tarde e começo da noite desta quinta-feira (2) e realizaram seus treinamentos nas instalações do Vasco da Gama. No dia de hoje (3), véspera da grande final, Almirón treinou a seguinte equipe: Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, Fernández, Equi Fernández e Barco; Merentiel e Cavani. Segundo alguns meios de comunicação, essa pode ser a equipe titular do Boca frente ao Fluminense.
Em caso de empate no tempo normal, a decisão vai para a prorrogação. Persistindo o empate, a final será decidida nos pênaltis.
Por Adriene Domingos
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo